RH/Terceirização

Dicas de comportamento em um processo seletivo

por Grupo Meta • 22/05/2019 • 10:03

Ao ser chamado para participar de um processo seletivo, vem o frio na barriga, acompanhado de uma série de questionamentos, como devo me portar para me sair melhor?

Considerando que o mercado de trabalho vem mudando e se atualizando constantemente, no cenário atual cada empresa adota um estilo próprio para iniciar e dar continuidade a um processo seletivo. Ou seja, não existem regras no que diz respeito à condução de entrevistas, dinâmicas e outras ferramentas utilizadas.

No entanto, não podemos deixar de considerar que os candidatos estão em processo de avaliação. Desta forma, ter clareza em sua comunicação, foco nos objetivos e postura podem lhe ajudar muito no processo de escolha.

Em uma entrevista, geralmente são considerados aspectos pessoais e profissionais de cada indivíduo. Ao passar por esta etapa do processo, é recomendável que o candidato demonstre motivação e fidedignidade. É comum hoje, as empresas confirmarem as informações (como escolaridade) direto em fonte, portanto, seja verdadeiro ao elaborar seu currículo.

Organizar as atividades que exerce ou exercia em seus últimos vínculos profissionais, também poderão contribuir neste processo. Mantenha seus documentos em ordem, e os apresente quando solicitado.

Apesar de não existir uma regra, existe um conjunto de padrões que tendem a contribuir no processo de escolha:

  • Na entrevista, chegue com antecedência ou no horário marcado. Caso tenha algum imprevisto e não consiga chegar no horário, procure informar ao entrevistador.
  • Busque falar de você, suas vivências e experiências, de forma clara, cordial e tranquila.
  • Esteja atento ao que o entrevistador está explicando, e questione caso tenha dúvidas.
  • Pesquise sobre a empresa, seu ramo de atuação e caso seja aprovado para a entrevista com o gestor da área, demonstre seu interesse por fazer parte deste time.

Neste início de ano, a Meta RH e Multiservice teve a oportunidade de contratar mais de 450 profissionais, e nosso objetivo é ainda maior!

Cadastre ou atualize seu currículo em nosso site e fique atento às nossas oportunidades!

Faremos o possível para que o próximo contratado seja você!

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: