fbpx

Dicas de comportamento em um processo seletivo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Ser avaliado não é algo que costuma ser confortável, especialmente quando feito por alguém que não te conhece e está baseando a avaliação em comportamentos e falas momentâneas – onde o nervosismo pode afetar. Por esse motivo, participar de processos seletivos podem ser difíceis para grande parte da sociedade, principalmente para os menos experientes no assunto.

Mas acredite, até os candidatos mais acostumados ficam nervosos com as entrevistas. Isso se deve ao fato de que existem variados tipos de processos seletivos, já que não há regras que limitem os métodos de condução das entrevistas ou mesmo das dinâmicas. O que garante alívio, é que até mesmo os procedimentos mais diferenciados partem da mesma forma avaliativa, considerando aspectos pessoais e profissionais de cada indivíduo.

Na primeira entrevista cara a cara, a clareza na comunicação, o foco nos objetivos e a postura, podem fazer toda a diferença. Já na segunda etapa, é fundamental que o candidato demonstre fidedignidade – nunca dando informações que não sejam verdadeiras – e expresse motivação para o cargo.

Outra ação importante é se mostrar organizado, portando documentos importantes para caso sejam solicitados, assim como apresentar atividades cumpridas em empregos anteriores, deixando claro os conhecimentos e interesses.

 

Saiba como se sair bem nas entrevistas, tendo conhecimento do conjunto de padrões que tendem a contribuir nos processos seletivos.

 

  • Na entrevista, chegue com antecedência ou no horário marcado. Caso tenha algum imprevisto e não consiga chegar no horário, procure informar ao entrevistador.
  • Busque falar de você, suas vivências e experiências, tudo de forma clara, cordial e tranquila.
  • Esteja atento às explicações do entrevistador e questione caso tenha dúvidas.
  • Pesquise sobre a empresa e seu ramo de atuação. Caso seja aprovado para a entrevista com o gestor da área, demonstre interesse em fazer parte do time.

Tudo é questão de prática, tente se manter tranquilo e demonstrar confiança. Lembre-se, os entrevistadores querem apenas te conhecer, não julgar ou te induzir ao erro.

 

Sente-se preparado? Que tal colocar em prática essas dicas? Entre agora em nosso site através do link https://metarh.grupometa.com/ e busque a oportunidade ideal. Aguardamos por você.

Assine a nossa Newsletter