fbpx

5 dicas para desenvolver liderança e motivação nas empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Já percebeu como é difícil encontrar bons líderes para fazer parte da sua equipe? E se eu disser que existe uma outra forma mais assertiva de conseguir esses profissionais? A resposta é simples e conhecida: desenvolver líderes a partir dos colaboradores que sua empresa já tem.

A presença de bons líderes no ambiente de trabalho faz grande diferença quando o assunto é engajamento e resultados. E para ajudá-lo a conseguir esse perfil tão importante para compor seu quadro de funcionários, preparamos 5 dicas para sobre liderança e motivação para você. Confira!

Missão e Valores

Antes mesmo de selecionar seus líderes, é de suma importância repassar os valores e objetivos da empresa. Seja autêntico, mostre o propósito disso tudo e explique claramente como isso vai refletir no desempenho da empresa.

Propósito não é o que você faz, mas sim como e por quê. Dessa forma, o que se espera das novas lideranças estará alinhado com o futuro pretendido da empresa.

1. Identifique os talentos

Essa parte é a mais fácil. Naturalmente, algumas pessoas levam mais jeito para liderança. Apesar de muita gente defender que ninguém nasce líder, de fato alguns demonstram mais facilidade nesse aspecto desde criança.

Porém, mais do que predisposição natural, essa pessoa vai precisar desenvolver uma série de competências depois da capacidade inata ser identificada. Afinal, conhecimentos técnicos adicionais serão necessários.

Então, há a necessidade de escolha de alguém, que, além das aptidões naturais, tenha vontade e facilidade de aprender. Comece mapeando seus recursos humanos, pontuando quem poderia se encaixar nesse perfil.

2. Explore e incentive as habilidades

Depois de identificar os candidatos, é hora de incentivar suas habilidades. Tenha em mente que esses colaboradores, a partir de agora, precisam ficar na empresa.

Invista em cursos e programas de desenvolvimento de suas competências. Diga claramente para o funcionário as intenções da companhia com relação à carreira dele e condicione isso ao seu desenvolvimento.

Deixe claro, nesse momento, que a organização não pretende parar de investir no desenvolvimento de sua carreira, pois, se você não disser isso, é bem provável que seu concorrente o faça no futuro.

3. Incentive a delegar tarefas com liderança e motivação

Essa é uma das principais características de um bom líder. Estimule esse candidato a delegar tarefas para as pessoas da equipe. O importante é que saiba fazer isso na dosagem correta, evitando desgaste com os membros do time. Além de começar a desenvolver as novas habilidades, ele vai se sentir encorajado e se engajar cada vez mais.

Mas acompanhe isso de perto. Ajude-o, inicialmente, a escolher as tarefas a serem delegadas e para quem. Além disso, ele deve acompanhar o progresso de cada atividade de forma a contribuir para o desenvolvimento de todos os membros da equipe.

4. Proporcione treinamentos voltados à comunicação

Uma das características mais marcantes de um bom líder é a habilidade de se comunicar de forma clara, objetiva e assertiva. Reforce essa competência com treinamentos até sentir que o indivíduo está preparado.

Lembre-se: comunicação não é apenas falar. É preciso conseguir que o interlocutor se engaje e, para isso, um bom treinamento se faz necessário.

Cursos específicos podem ser promovidos junto aos candidatos à liderança. E isso inclui simulação de situações que geralmente dificultam o engajamento do pessoal. Isso vai fazer com que se aprenda a tratar problemas como algo que precisa de decisão estratégica e direcionamento.

5. Estimule aprendizagem permanente

Faça-o entender, durante o processo de desenvolvimento, que seu potencial será mantido por meio de atualização constante. Além de estar antenado às necessidades da organização e de sua equipe, ele precisa aprender sempre. Isso fará com que seus subordinados o respeitem, além de a organização lhe abrir mais portas.

Desenvolver líderes é o início de uma longa jornada, em que se estimula o indivíduo a continuar se desenvolvendo. Mas isso vale a pena, pois a empresa também vai se aprimorar juntamente a essas pessoas capacitadas em liderança e motivação.

E aí, gostou das dicas? Deixe seu comentário contando suas experiências!

Assine a nossa Newsletter