Contabilidade/Fiscal

5 dicas para organizar a empresa e começar 2016 com o pé direito

por Grupo Meta • 17/12/2015 • 15:41

5 dicas para organizar a empresa e começar 2016 com o pé direitoO final do ano é um momento crucial para organizar as empresas, já que após 12 meses de trabalho é chegada a hora de observar resultados e planejar como será o próximo. Nesse sentido, é muito importante não deixar qualquer pendência para trás, evitando um começo do ano atribulado e cheio de imprevistos.

Neste momento, colocar o negócio em ordem é uma tarefa indispensável para o bom gestor, não acha? Confira 5 dicas para organizar a empresa e começar 2016 do jeito certo!

Faça uma análise do ano que passou

Para entrar no novo ano com o pé direito, é preciso fazer uma análise do ano que se passou e, por isso, é necessário realizar avaliações de resultados por setores para organizar a empresa, especialmente em relação ao planejamento estratégico desenvolvido para o ano. Esse tipo de análise é fundamental para que a companhia identifique o que foi feito corretamente e o que deixou a desejar. Somente assim será possível planejar e obter resultados melhores em 2016.

Tenha em mente as obrigações de final de ano

Final de ano quer dizer pagamento de 13° e, muitas vezes, participação nos lucros e férias. Normalmente, isso significa que a empresa experimenta um aumento nas despesas.

Por isso, é importante ter em mente as obrigações de final de ano para que nenhuma pendência fique para o ano que vem. Embora o planejamento deva ter ocorrido ao longo de todo o ano, é importante organizar a empresa a curto prazo, para amortecer todos esses custos, como fazer otimização de gastos, por exemplo.

Prepare-se para as obrigações fiscais

O final do ano-calendário indica a finalização do exercício da empresa e, por isso, é preciso se preparar para as obrigações fiscais e contábeis, como a submissão de documentos fiscais, encerramento das demonstrações contábeis, balanços e declaração de Imposto de Renda. É preciso se preparar desde já para esse tipo de obrigação, para garantir que tudo será entregue no prazo e de acordo com as normas vigentes.

Assim você permite que a companhia fique em situação regular e não sofra penalizações por atrasos, erros ou omissões. Além disso, em 2016 muitas empresas estarão obrigadas a implantar o Bloco K, que exigirá a escrituração digital do Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque. Por isso, quanto mais organização, mais fácil será atender a essa nova obrigação.

Faça o planejamento estratégico para o próximo ano

O final do ano também é o momento preferido para organizar a empresa para o próximo. Após a análise inicial dos resultados atuais, a companhia deverá estabelecer novas metas, objetivos e estratégias que sejam adequadas.

Com isso, em 2016, a corporação terá um guia para seguir e mais chances de conseguir crescimento e melhores resultados. Inclusive, organizar a empresa deve ser feito de maneira integrada e levando em consideração os seus diferentes setores. Dessa forma, toda a organização se beneficiará de resultados melhores.

Considere investimentos em soluções de profissionalização

Profissionalizar o RH ou o setor de contabilidade de sua empresa, por exemplo, pode garantir resultados eficientes e custo mais atrativo. Ao profissionalizar o RH, a folha de pagamento é gerenciada de maneira mais fácil, assim como os processos seletivos são mais assertivos.

Já quanto à contabilidade, sua companhia tem a garantia de ter uma situação fiscal regular, além de garantir uma gestão eficiente de resultados e obrigações fiscais. Por isso, o final do ano é o momento  ideal para considerar a possibilidade de investir em soluções de profissionalização, como a terceirização e até mesmo a implantação de softwares de gestão para esses setores.

Ao organizar a empresa, você experimentará uma eficiência maior em 2016. Para organizar a companhia e começar o ano do jeito certo, é preciso, tanto olhar para o ano que se passou quanto avaliar resultados, e obrigações e melhorias para o ano que virá.


Considerar essas possibilidades de profissionalização de setores, garante que sua empresa se torne ainda mais forte e competitiva, concorda? Curta a nossa página no Facebook para não perder mais nenhum post nosso!

 

Baixe o Ebook […]

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: