As 4 melhores dicas para reduzir o turnover da sua empresa | Blog

RH/Terceirização

As 4 melhores dicas para reduzir o turnover da sua empresa

por Grupo Meta • 04/10/2016 • 16:55

As 4 melhores dicas para reduzir o turnover da sua empresa

Atualmente, a maioria das empresas se preocupa em aprimorar o processo de gestão de pessoas como um todo. O motivo? Elas têm enfrentado um alto índice de turnover: sem uma boa gestão dos recursos humanos, é difícil se adequar às necessidades das novas gerações de profissionais, fator que aumenta a rotatividade de funcionários e gera prejuízos para o negócio.

O turnover representa uma perda para a organização. Ao perder um talento, perde-se também o conhecimento do profissional. Além disso, os gastos com demissão, processo de recrutamento, admissão e treinamento não são poucos. Se uma empresa quer ser competitiva, ela deve saber administrar essa rotatividade por meio de ações internas de retenção.

Quer saber mais sobre as técnicas usadas pelas empresas para reter pessoas e reduzir o turnover? Veja as 4 principais dicas que separamos para você:

Invista em sua equipe

O investimento na equipe vai muito além da remuneração oferecida. O gestor deve investir também seu tempo para acompanhar o trabalho, treinar os funcionários e desenvolver pessoas de uma maneira geral.

A partir do momento em que o trabalho fica mais fácil de ser executado – devido aos treinamentos ou outras capacitações –, o profissional se sente mais motivado e satisfeito com a função desempenhada.

A empresa também deve investir no ambiente organizacional como um todo. Afinal, os funcionários passarão a maior parte do seu dia no trabalho, sendo necessário um ambiente agradável e confortável para tornar a jornada menos cansativa.

Forneça feedbacks regulares

Para que o desenvolvimento da equipe seja satisfatório, o gestor deve realizar feedbacks regulares para direcionar corretamente o colaborador rumo ao desenvolvimento. Além disso, ele se sentirá mais valorizado por ser ouvido pelo seu gestor e receber um retorno sobre o trabalho executado.

Uma característica muito comum da geração atual é o imediatismo para o crescimento. Quando o profissional percebe que seu crescimento dentro da organização está limitado, ele acaba procurando uma empresa que possa oferecer o que a sua não oferece.

Se o gestor fizer corretamente o acompanhamento da sua equipe, ela saberá o que precisa ser melhorado e acreditará que pode seguir carreira na organização. Essa prática simples é capaz de reduzir o turnover da sua empresa consideravelmente.

Proporcione experiências significativas

É importante proporcionar novas experiências para seus funcionários para que eles saiam da rotina e tenham uma nova percepção das coisas. Essas experiências podem ser proporcionadas por meio de palestras e treinamentos ministrados, dinâmicas para o desenvolvimento de novos produtos, campanhas e procedimentos ou outra atividade que desenvolva o lado criativo do profissional e o faça buscar a diferença em suas ações. Isso fará com que a motivação na empresa aumente juntamente com a retenção.

Realize pesquisas de clima

As pesquisas de clima servem para orientar o gestor quanto ao relacionamento entre os funcionários e a percepção que a equipe tem do ambiente de trabalho. Muitas vezes, o próprio gestor não consegue ter essa percepção aguçada por se limitar a trabalhar dentro do seu escritório, agindo somente quando a dificuldade de relacionamento for grande.

Para não perder seus funcionários, realize pesquisas de clima regularmente e aja sempre que o ambiente revelar uma necessidade. Além das dicas acima, é importante que o gestor entenda a necessidade de criar um relacionamento com o funcionário, conhecendo suas necessidades e auxiliando-o nos problemas, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Esse último fator é importante porque, de modo geral, as pessoas têm grandes dificuldades para separar a vida pessoal da profissional. Assim, é comum que elas acabem transferindo as frustrações e conquistas pessoais para o ambiente profissional, o que afeta diretamente na produtividade e na forma como o trabalhador vê a empresa.

E você, gostou das nossas dicas para reduzir o turnover da sua empresa? Para ficar por dentro de todas as notícias sobre gestão de pessoas, assine agora mesmo nossa newsletter e receba no seu e-mail os conteúdos que postamos aqui!

CTA Segredos da Gestão de RH

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: