fbpx

Empreendedorismo: conheça as tendências para 2018

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Segundo o estudioso e especialista no assunto, Robert D. Hisrich,

”Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor e comprometimento, pela dedicação de tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, físicos e sociais”.

Os desafios do empreendedorismo incluem desde aplicar uma boa gestão de negócio até manter-se inovador com o passar dos anos.

Tanto para quem está iniciando quanto para aqueles já têm a sua empresa, é fundamental acompanhar as tendências de mercado. Dessa forma, é possível adotar novas ideias para impulsionar o crescimento do seu empreendimento de maneira contínua.

Quer manter o seu negócio atual, competitivo e com bons lucros? Confira abaixo quais são as tendências para 2018!

Experiência de compra e valor do produto

Diante de tantos concorrentes, cada vez mais o diferencial de um empreendedor fica por conta da forma como ele oferece os seus produtos para o público-alvo. Por isso, torna-se essencial mostrar e convencer os seus clientes de que você está oferecendo algo especial e único, que não existe nos concorrentes. Uma marca pode se diferenciar pelo que ela significa para o consumidor.

A relação do cliente com a empresa por meio da experiência da compra, em lojas físicas ou online, tem um peso importante no conceito que ele cria a respeito dos seus serviços. Levando isso em consideração, aumentou a necessidade de fornecer um atendimento personalizado, storytelling (capacidade de contar histórias relevantes), e produtos diferenciados que contemplem as necessidades específicas do seu público.

Marketing interativo

Devido à evolução das mídias sociais, o marketing tradicional nem sempre é o meio mais adequado para promover uma marca. Uma simples conversa entre o cliente e a empresa pode fazer com que ele acresça valor e crie um vínculo com o seu negócio.

Embarcar nos assuntos do momento nas redes sociais e estabelecer uma relação de proximidade utilizando a linguagem dos seus consumidores são estratégias que aumentam a interação e ajudam a empresa a  participar do dia a dia do seu público, entendendo o que ele espera do serviço prestado e, a partir daí, trabalhar para suprir essa expectativa.

Cidadãos engajados

Na atualidade, a sociedade não acredita mais nos políticos e autoridades, e se sente traída por essas classes. A consequência desse cenário são cidadãos mais engajados, que em vez de esperar as soluções das instituições públicas, preferem correr atrás e se organizar para resolver os seus problemas.

A exemplo disso, podemos analisar uma catastrófica colisão de trens que ocorreu na China há cinco anos, em que o governo negava o fato. Porém, as pessoas usaram as redes sociais para divulgar fotos do acontecimento e expressar a sua indignação. Sendo assim, é uma tendência de mercado desenvolver serviços inclinados para os engajamentos sociais — que vão de encontro às carências dos cidadãos.

Áreas de negócio promissoras para 2018

No início do ano, o Sebrae realizou um estudo a partir da análise do perfil de novas empresas nos anos anteriores, sobre o comportamento da economia nacional e internacional para elencar quais são os negócios promissores para 2018. Se você vai iniciar o seu empreendimento ou pretende migrar de setor, fique atento às seguintes áreas:

  • Educação: no campo de educação infantil, transporte escolar, treinamento profissional e ensino de esportes;
  • Alimentação: comércio de produtos alimentícios, fabricação de alimentos e pratos prontos e o fornecimento de alimentos preparados;
  • Vendas: promoção de vendas, marketing direto, fabricação de letreiros e placas e representação comercial;
  • Comunicação/Computação: serviços de comunicação para multimídia, desenvolvimento de softwares, provedores de conteúdo e demais serviços prestados virtualmente;
  • Saúde: atividades de condicionamento físico, venda de planos de saúde e previdência complementar, atividades de fisioterapia, serviço de diagnóstico por imagem, ensino de esportes, área médica ambulatorial, saúde para animais e instituições para cuidados com idosos.

Ficar de olho nas tendências para empreendedorismo é crucial para atualizar os seus serviços, ajudando a atrair mais clientes e estimular o crescimento do seu negócio.

Quer inovar nas suas atividades? Veja como a criatividade é importante para a sua empresa!

Assine a nossa Newsletter