Folha de pagamento: como usar a tecnologia na gestão de pessoas da empresa | Blog

RH/Terceirização

Folha de pagamento: como usar a tecnologia na gestão de pessoas da empresa

por iara • 21/06/2016 • 14:03

Folha de pagamento: como usar a tecnologia na gestão de pessoas da empresaGerenciar a folha de pagamento dos funcionários exige muito cuidado. Afinal, nenhum colaborador vai querer ver alguma irregularidade ao receber sua folha. Por isso, é preciso contar com toda a tecnologia disponível para que os procedimentos sejam feitos da forma mais segura e ágil. Isso inclui processos admissionais, de rescisão, férias, 13º salário, emissão de guias, contratos de trabalho, administração de ponto e banco de horas, entre muitos outros detalhes que precisam rodar 100% para que a sua empresa cumpra todas as obrigações e evite irregularidades tanto com o colaborador, quanto com o governo.

Nem sempre centralizar toda essa rotina em um setor ou profissional da empresa é a melhor solução, já que a gestão de pessoas pode ficar prejudicada pelo esforço necessário em processos mais burocráticos.

Sua empresa precisa gerenciar melhor a folha de pagamento dos funcionários? Entenda como a tecnologia pode ser sua maior aliada!

Ferramenta para gerenciamento da folha

A Meta Folpag é uma empresa do Grupo Meta especializada em terceirizar a gestão da folha de pagamento das empresas e que está sempre atenta às novas obrigações federais. Com a obrigatoriedade do e-Social, por exemplo, viu-se a necessidade da integração com sub sistemas de RH, como Medicina e Segurança do Trabalho, que terá grande participação com informações para o e-Social.

Por isso, atualmente, a Meta Folpag trabalha com um sistema de gestão de ponta, a solução de Gestão de Pessoas da Senior Sistemas. Qualquer cliente que utilize os procedimentos de administração de pessoal tem acesso gratuito ao módulo de folha de pagamento do software.

Bem, na prática, o que isso significa? Quer dizer que ao contar com uma empresa especializada nos processos de administração de pessoal, o gestor ainda tem acesso à porta de entrada para automatizar e centralizar toda a sua gestão de RH. Começando pelo módulo de folha de pagamento, na sequência, é possível fazer a integração com áreas como Ponto Eletrônico, Benefícios, Segurança e Medicina do Trabalho, Recrutamento e Seleção e outras que fazem parte do pacote do Gestão de Pessoas da Senior e podem ser incorporados ao sistema de folha de pagamento – a Meta Sistemas é outra empresa do Grupo que trabalha com soluções em cloud computing.

O mais importante é ter em mente que para atender às exigências do Fisco é preciso de ferramentas que garantam a qualidade dos processos e informações. Com todas as regras e obrigações determinadas pelo governo, quem não procurar se adaptar o quanto antes poderá enfrentar dificuldades futuramente. Se essa administração ainda não lhe deixa totalmente seguro na sua empresa, veja aqui como a nossa solução pode lhe auxiliar. 

CTA_Contato

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter:



Quando se fala em melhorias dentro de uma organização, é comum que primeiro se pense em reformar ou trocar o ambiente, comprar novos equipamentos ou ainda, aumentar a produtividade e gerar mais empregos. São poucas as empresas, porém, que entendem a importância de aperfeiçoar o pessoal interno.

Voltar os olhos para dentro da própria equipe e enxergar o potencial que essa representa, pode beneficiar a empresa tanto em níveis de mercado, como também no conceito que ela representa para os funcionários e clientes.

Treinar e desenvolver os colaboradores, consiste em aprimorar ou descobrir habilidades e competências nesses, que podem ser úteis dentro da empresa, em atividades ou cargos. Apesar de serem voltados para o mesmo público, há características que diferenciam os métodos:

 

Treinamento: capacita o colaborador para exercer a função que lhe foi designada. O treinamento tem a função de ressaltar habilidades técnicas e emocionais, como a criatividade, inovação e agilidade na resolução de problemas.

 

Desenvolvimento: qualifica o funcionário ou a equipe, para ocupar uma posição dentro de um futuro projeto. A capacitação é a longo prazo, ocorrendo através de etapas que concedem ao colaborador conhecimento teórico, habilidades técnicas e práticas, tal como novas competências, deixando o colaborador totalmente preparado para a nova função.

 

Treinar e desenvolver pessoal dentro da empresa, é vantajoso tanto para a organização quanto para os colaboradores. Além de agilizar o processo com funcionários já experientes e engajados, motiva-os a aproveitar o investimento pessoal e profissional, trazendo ainda mais resultados para a empresa.

 

Se você tem o papel de gestor dentro de uma empresa, esse conteúdo é para você: 8 principais caraterísticas de um bom gestor.