Descubra as características de um funcionário campeão | Blog

RH/Terceirização

Descubra as características de um funcionário campeão

por Grupo Meta • 13/08/2015 • 14:17

Descubra as características de um funcionário campeãoTer uma equipe talentosa, qualificada, engajada e preparada para novos desafios é um fator primordial para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, a gestão de pessoas deve ser tratada junto ao planejamento estratégico da empresa.

Boa parte da responsabilidade de atrair, formar e reter bons profissionais cabe ao RH. Antes de selecionar novos colaboradores, é necessário estabelecer o perfil desejado para aquele cargo.

Capacitação e experiência compõem a base deste perfil, mas outras características devem ser avaliadas para que haja perfeito alinhamento entre as expectativas da empresa e do profissional a ser contratado. Nesta etapa, é importante verificar quais competências serão exigidas, como capacidade de comunicação, potencial de liderança, trabalho em equipe, gestão de conflitos e criatividade.

Concorda que há características que são procuradas por todas as empresas? Veja abaixo aquelas que estão relacionadas à confiabilidade e potencial do profissional!

1) Honestidade e integridade

Mesmo antes da existência de departamentos de Auditoria Interna, Governança, Compliance e Riscos, honestidade e integridade estavam na lista de características necessárias a um bom profissional. Colaboradores que não seguem esse comportamento podem causar grandes impactos negativos à empresa e à sua imagem.

2) Comunicação

A capacidade de comunicar de forma clara, transparente e efetiva é uma das habilidades mais valorizadas no mercado. O profissional que consegue se expressar para um público diverso e ser compreendido por todos ganha um imenso destaque! A comunicação interpessoal depende da capacidade de identificar o perfil do ouvinte e adequar a maneira de comunicar um mesmo conteúdo.

3) Reclamações e divergências

Não há receita pronta. O colaborador deve reconhecer o momento correto para elogiar ou para fazer uma reclamação a um colega, subordinado ou superior.

Elogios em público são sempre bem-vindos, desde que sem exageros! As críticas devem ser conduzidas em particular, preferencialmente utilizando as técnicas de feedback. Provocar polêmicas e discussões inúteis não ajudam a resolver problemas e a alcançar objetivos.

4) Flexibilidade e adaptação

Os perfis dos funcionários mudam, dependendo do cargo, da área de atuação e do segmento da empresa. Ou seja, são peculiares e, algumas vezes, bastante específicos.

Mas aquele que demonstra capacidade de se adequar a diferentes situações e cenários se destaca no mercado! Apresentar disposição para participar de vários projetos, interagir com a equipe, trocar ideias e experiências e encontrar soluções criativas para problemas atuais são atitudes de quem busca se adaptar às mudanças com rapidez e com facilidade.

5) Confiança e atitude positiva

Colaboradores com atitude positiva e que demonstram confiança também são bem vistos! O bom humor, a capacidade de se relacionar com os colegas de forma produtiva, o engajamento com os objetivos da empresa e a busca por soluções são alguns exemplos de como esse profissional pode favorecer o bom andamento de um negócio.

6) Pensam no coletivo

Os colaboradores que, apesar de suas ambições profissionais, pensam coletivamente e trabalham em prol da equipe costumam entrar para a lista dos potenciais líderes. Eles trocam ideias, compartilham conhecimento e experiências anteriores, ajudam e incentivam os colegas e se preocupam com o que preocupa os outros.

Normalmente, fazem perguntas quando os outros hesitam. Existem muitas outras caraterísticas importantes.

Mas você compreende que, para se ter sucesso na construção de uma equipe de alta performance, é essencial definir o perfil ideal para cada função e para cada área da empresa? Escolha o profissional correto, que se identifique com princípios, valores e metas do negócio e aumente muito as chances de bons resultados para a sua instituição!

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: