fbpx

Gestão de equipes: 3 dicas para aplicar em seu dia a dia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Gerenciar o capital humano de uma empresa é sempre um desafio. Extrair o melhor dos colaboradores para promover resultados satisfatórios é uma grande responsabilidade das corporações. Nesse sentido, a gestão de equipes é uma prática que tem como objetivo coordenar o recurso mais importante dentro de uma organização: os seus trabalhadores.

O foco dessa prática é garantir que esses indivíduos mantenham a motivação e a produtividade, trabalhando de maneira alinhada às políticas do negócio e alcançando as metas preestabelecidas.

O artigo de hoje apresenta 3 dicas rápidas para orientá-lo na administração dos times. Continue a leitura e promova um trabalho impecável com as equipes!

1. Invista na comunicação interna

A comunicação interna deve ser vista como uma obrigação por toda e qualquer empresa. Não há como fazer uma gestão de equipes eficiente se os colaboradores não estão cientes dos objetivos que devem ser alcançados. Além disso, a questão da transparência é um ponto crucial para manter um time engajado.

Os trabalhadores precisam saber o que a organização espera deles e o que está acontecendo com a empresa no cenário atual. Assim, podem exercer suas atividades com dedicação e segurança. Reuniões semanais, políticas de feedback e metas mensais devem ser aplicadas para uma comunicação eficiente.

A tecnologia também deve ser considerada como uma aliada. O sistema interno da empresa pode funcionar como um método simples e de baixo custo para transmitir recados, comunicados oficiais, tirar dúvidas e marcar compromissos.

2. Valorize o aprendizado

Uma gestão de equipes eficiente não se limita a dialogar com seus colaboradores sobre o que espera de cada um. Ela também fornece meios para que esses resultados sejam alcançados.

Um time de alto desempenho só pode ser construído quando a empresa valoriza o aprendizado, o investimento em treinamentos e o desenvolvimento de competências técnicas e pessoais.

É importante acompanhar a evolução de cada colaborador nessas atividades, pois é uma maneira eficiente de identificar as tarefas mais adequadas de acordo com as suas habilidades. O direcionamento de cada membro auxilia na criação de uma equipe mais produtiva.

3. Busque o equilíbrio entre habilidades

Habilidades técnicas e pessoais devem ser equilibradas. Ao mesmo tempo que uma empresa necessita de uma equipe que domine conceitos técnicos, questões comportamentais fazem toda a diferença para o cumprimento de prazos, clima organizacional, capacidade de resolução de problemas e tratamento com os clientes.

A atuação estratégica do RH é fundamental nesse processo. Ao otimizar serviços burocráticos por meio de sistemas de gestão, o tempo passa a ser dedicado para estabelecer uma relação harmônica entre a empresa e seus contratados e os colegas de trabalho entre si.

Métodos como coaching, gamificação, atividades lúdicas e o mapeamento do perfil comportamental auxiliam na hora de despertar características como empatia, resiliência, paciência e desenvolver a inteligência emocional dos colaboradores.

Criar um ambiente harmonioso é fundamental para que as equipes se mantenham focadas e motivadas. Que tal aproveitar essas dicas para iniciar o planejamento de uma gestão de equipes eficiente agora mesmo?

Ficou com alguma dúvida ou tem uma experiência positiva para contar? Então deixe o seu comentário e compartilhe conosco!

Assine a nossa Newsletter