Gestão de folha de pagamento: como tornar esse processo mais assertivo? | Blog

RH/Terceirização

Gestão de folha de pagamento: como tornar esse processo mais assertivo?

por Grupo Meta • 06/12/2019 • 17:09

A rotina do departamento pessoal é bem morosa e consome boa parte do orçamento da empresa. Isso ocorre porque os profissionais precisam ter domínio das constantes mudanças da legislação trabalhista, saber apurar os impostos incididos na folha de pagamento e fazer o cálculo das férias, décimo terceiro, hora extra etc. 

Dessa maneira, a terceirização da gestão de folha de pagamento é muito utilizada nas organizações. Ao contratar um parceiro, você passa essa responsabilidade a ele, podendo se concentrar nas atividades estratégicas. Além disso, você consegue reduzir os custos do orçamento e pode focar nas necessidades do cliente.

Porém, a pergunta que fica é: a terceirização da gestão de folha de pagamento é uma boa solução para minha empresa? Pensando nisso, separamos as principais vantagens que isso traz aos negócios. Confira!

Otimização dos processos gerenciais

Como falado acima, a rotina do departamento pessoal é muito trabalhosa e requer atenção especial. Só que, ao passar essa função a um parceiro, você consegue focar nas atividades estratégicas da operação. Assim, pode formular processos automatizados e ágeis, contando com a ajuda da tecnologia. Além disso, é capaz de criar políticas, definir os objetivos, desenvolver lideranças e gerenciar o clima organizacional.

Um dos fatores decisivos para se diferenciar no mercado é inovar constantemente as metodologias da empresa. Os gestores precisam de tempo para focar na expertise do negócio e tirar as ideias do papel. Lembre-se, a operação somente será competitiva e dinâmica se passar a ter mais atenção ao planejamento estratégico.

Redução do risco de falhas

Procure o parceiro que tenha uma equipe altamente especializada e atualizada na legislação trabalhista e na elaboração de folha de pagamento. Essa medida minimiza a chance de ocorrerem erros de apuração das remunerações, hora extra, adicional noturno, benefícios, descontos, evitando a vulnerabilidade do processo e multas severas.

Como o processamento da folha de pagamento é feito de forma eletrônica, você consegue fazer a integração de informações entre as plataformas dos outros setores. Assim, o controle do pagamento de pessoal fica disponível em tempo real para os setores fiscal, contábil e para os gestores. Desse modo, você vai ter um relatório gerencial com informações confiáveis.

Redução de custos

Ela também contribui com a redução do gasto com o orçamento da empresa. Isso ocorre porque, ao aderir a terceirização, você economiza com mão de obra, treinamento e capacitação de funcionários, sistemas próprios, além de multas por atraso do envio de declaração, apuração incorreta da folha e reclamações trabalhistas.

Sua produtividade vai aumentar e suas tarefas serão destinadas aos assuntos importantes do negócio. Então, todo aquele tempo gasto conferindo a apuração da folha de pagamento, ponto de funcionário, processamento dos depósitos, envio das declarações ao governo, cálculo dos impostos e geração dos relatórios gerenciais, você não vai ter mais.

Tecnologia à sua disposição

A automação está cada dia mais beneficiando os processos operacionais dos negócios, pois ela conta com soluções tecnológicas de ponta e eficientes para dar mais agilidade à rotina do departamento pessoal. Com ela, as informações são mais precisas, confiáveis e geradas a qualquer momento de acordo com sua demanda.

Com a terceirização da folha de pagamento, a responsabilidade de ter as soluções tecnológicas fica por conta do parceiro, bem como realizar constantemente as atualizações do sistema com as mudanças das legislações e fazer o backup dos arquivos. Além disso, o software precisa ser adequado e integrado ao eSocial e outros programas do governo.

Contar com uma empresa especializada em gestão de folha de pagamento é importantíssimo para facilitar a rotina do setor. Assim, sobrará mais tempo para você se dedicar às demandas estratégicas e consegue solucionar de maneira inteligente os problemas do negócio. Lembre-se: você precisa se dedicar ao que realmente importa, que é a inovação do seu portfólio conforme as necessidades do cliente.

Gostou das vantagens da gestão de folha de pagamento terceirizada? Então, descubra agora as 4 práticas que otimizam a folha de pagamento.

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: