Otimização de processos de recrutamento e seleção: entenda mais

Recursos Humanos/Terceirização

Otimização de processos de recrutamento e seleção: entenda mais

10/07/2018 - 10:24

 

Os processos de recrutamento e seleção fazem parte do dia a dia dos gestores de uma organização, sendo que cada empresa possui suas particularidades na execução. No entanto, um fator em comum é que todas valorizam sua otimização para alcançar os melhores resultados. Neste post, separamos alguns pontos que influenciam o sucesso do processo. Quer saber mais? Então continue lendo!

Como otimizar processos de recrutamento e seleção?

É claro que cada processo terá particularidades em sua organização e realização. Afinal, os objetivos, recursos e características variam de empresa para empresa. Contudo, é possível citar algumas estratégias capazes de ajudar na otimização de forma geral. Confira:

Elabore um cronograma de ação

A elaboração de cronogramas é um ótimo meio para se planejar. Para colocá-lo em prática, vale listar as etapas que farão parte do processo e fazer uma estimativa de quanto tempo e quais recursos cada ação requererá. É importante ressaltar que esses dados podem necessitar de alterações durante o recrutamento e a seleção. Entretanto, esse panorama já permite maior clareza sobre cada passo, lhe ajudando a se preparar da melhor maneira.

Use a tecnologia a seu favor

Falando especificamente do processo de recrutamento, vale lembrar que a tecnologia pode ser uma forte aliada. Existem muitos sites específicos para a divulgação de vagas, além de softwares e ferramentas que permitem direcionar os resultados para um único lugar. Lembre-se apenas, de averiguar a confiabilidade dessas plataformas e seus dispositivos.

Aposte em ferramentas estratégicas

No caso do processo de seleção, o mais indicado é usar ferramentas qualificadas e estratégicas. As entrevistas, por exemplo, podem ser estruturadas de forma que favoreçam a obtenção das informações desejadas. Já as avaliações e testes psicológicos devem, obrigatoriamente, ser aplicados por psicólogos.

Quais fatores estão envolvidos no processo?

Existem, ainda, certos fatores que fazem toda a diferença no processo de recrutamento e seleção e em seu andamento. Conheça alguns deles:

Nível hierárquico da vaga ofertada

O nível de hierarquia das vagas ofertadas afetam a duração dos processos e os critérios analisados. Vagas de nível hierárquico mais alto podem precisar de mais tempo até se fazer uma contratação, pois necessitam de uma busca mais apurada das capacitações dos candidatos.

Quantidade de vagas disponíveis

Quanto mais vagas estiverem abertas, maior será o número de candidatos a serem contratados. Isso também significa que o processo de seleção durará mais.

Cultura da empresa

A maneira como a empresa se estrutura influencia em como as tarefas são distribuídas no processo de recrutamento e seleção, além dos recursos e investimentos que serão direcionados a ele. Esses são elementos que também impactam diretamente em sua realização.

E quais variáveis influenciam no tempo de duração dos processos seletivos?

Por fim, conheceremos variáveis que interferem no tempo do recrutamento e seleção. Assim, você pode criar estratégias de investimento em cada uma delas para otimizar os seus processos cada vez mais. Confira:

Disponibilidade de recursos

Todo processo requer investimento. Se o RH conta, por exemplo, com o mesmo selecionador para realizar vários processos seletivos simultaneamente, a obtenção de resultados levará mais tempo. É preciso ter cuidado para não sobrecarregar um funcionário ou um setor.

Alterações ao longo do processo

Alterar a vaga que está sendo ofertada, o cargo ou as atribuições ao longo do processo pode gerar atrasos, além de ser um fator de estresse, tanto para a empresa quanto para os candidatos. Por isso, é muito importante realizar e revisar a definição prévia do perfil que está se buscando naquele momento.

Disponibilidade dos meios de comunicação

Muitas empresas ainda não permitem ligações para celulares ou interurbanos, o que também pode gerar um certo atraso. Hoje, existe uma gama de opções de meios de comunicação e eles podem ser utilizados para otimizar o contato entre a organização e os candidatos.

Coincidência de horários

Conciliar a agenda dos gestores avaliadores com a dos candidatos, especialmente daqueles que ainda estão empregados, também interfere no tempo. Nesse caso, o importante é entender e respeitar a disponibilidade de cada um, sabendo que o processo está ocorrendo dentro das possibilidades.

Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre os processos de recrutamento e seleção. Quer saber como deixar seu processo seletivo mais ágil? Entre em contato conosco, teremos prazer em apresentar as melhores soluções!

Grupo Meta
Somos especialistas em tornar a gestão das empresas mais ágil e segura.