fbpx

People Analytics: qual a importância para a gestão de pessoas?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Você já ouviu falar em People Analytics? Desenvolvida para tornar o setor de RH das empresas mais estratégico, essa ferramenta pode ser o diferencial que o seu negócio precisa para se destacar no mercado.

Hoje, contar com uma boa análise de dados é fundamental. Isso porque os avanços tecnológicos expandiram a quantidade de informações acessíveis sobre os seus funcionários, e é aí que entra a importância do People Analytics. A ferramenta permite analisar essas informações de forma precisa e focada nas suas necessidades, gerando insumos para a tomada de decisão no seu setor de RH.

Ficou interessado no assunto? Neste post, você vai entender o que é o People Analytics, como implementar e quais as vantagens dessa solução para a sua empresa.

O que é o People Analytics?

O People Analytics é uma ferramenta que permite a coleta, organização e análise de dados sobre os seus colaboradores. Ou seja, é uma forma de reunir informações sobre os seus funcionários e analisá-las para prever comportamentos e embasar a sua tomada de decisão.

Imagine, por exemplo, que você quer aumentar a motivação dos seus funcionários. Para isso, você precisa entender quais elementos do ambiente organizacional se relacionam ao engajamento dos colaboradores. Após coletar dados e analisá-los, você descobre quais os pontos críticos nos quais você deve intervir para motivar mais seus funcionários.

Com o uso do People Analytics nessa situação, você coleta uma grande quantidade de dados e utiliza um algoritmo adequado para interpretar esses dados. Dessa forma, é possível entender quais variáveis mais se relacionam à motivação. A partir daí, você pode criar planos de ação voltados para a melhoria desses pontos e, com isso, garantir mais assertividade nas suas intervenções.

Como implementar o People Analytics?

O primeiro passo para a implementação desse processo na sua empresa é a definição dos seus objetivos. Por ser muito versátil, o People Analytics pode ser usado para diversas finalidades, como reter colaboradores, descobrir talentos, aumentar a produtividade e engajamento dos seus funcionários, entre outras.

Delimitar os principais objetivos para a utilização do People Analytics vai ajudá-lo a escolher a melhor plataforma e software para análise de dados, bem como a definir as melhores formas de coleta de dados. Essas informações podem ser obtidas através de entrevistas e questionários ou de meios virtuais, como redes sociais e e-mails.

Após a coleta de dados, é necessário organizá-los para a realização da análise. Você deve cruzar as informações reunidas para encontrar relações de causa e efeito, assim como correlações. Dessa forma, você consegue definir, por exemplo, qual variável do seu ambiente de trabalho interfere mais fortemente na produtividade ou na motivação dos seus colaboradores.

Por fim, você deve planejar e executar ações para atingir os seus objetivos a partir das informações geradas pela sua análise. Você pode descobrir, por exemplo, que a falta de transparência nas decisões é um dos principais fatores responsáveis pelo turnover na sua empresa. Com isso, você consegue criar planos de ação para aumentar a retenção de funcionários, intervindo nessa variável diretamente.

Quais são os benefícios da utilização do People Analytics?

A utilização dessa ferramenta traz grandes vantagens para a sua empresa. Uma boa análise de dados antecipa problemas e tendências. Isso significa que a utilização do People Analytics vai permitir que você intervenha em questões críticas antes de elas se tornarem problemas urgentes.

Além disso, esse processo gera insumos para a tomada de decisões mais embasadas, tanto para a equipe de RH quanto para os gestores. Ou seja, suas decisões passam a ser embasadas em dados objetivos, em vez de fundamentarem-se no senso comum e no feeling. Dessa forma, se tornam mais assertivas.

O People Analytics também traz maior vantagem competitiva para a sua empresa. Isso porque a grande maioria das organizações mais de 90% não realiza uma análise de dados bem feitas hoje em dia. Você ganha, portanto, um importante diferencial em relação aos seus concorrentes no mercado.

Se você ainda não utiliza o People Analytics na sua empresa, está na hora de começar! Com ele, seu setor de RH se torna mais estratégico e profissional, potencializando os resultados do negócio.

Quer continuar acompanhando outras informações e dicas para melhorar o seu RH? Siga nosso perfil nas redes sociais: estamos no Facebook, LinkedIn e Twiter!

CTA Segredos da Gestão de RH

Assine a nossa Newsletter