fbpx

Portaria Virtual: o que é e como funciona?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

A portaria pode ser o ponto forte ou o elo fraco de um condomínio. Além da recepção de pessoas e de entregas variadas, esse serviço tem um papel essencial na segurança de todo o empreendimento.

No entanto, mesmo sendo tão estratégica – no que diz respeito à proteção e comodidade dos moradores – a portaria convencional apresenta grandes desafios a serem superados, especialmente quando comparada à Portaria Virtual – como ficará evidente no decorrer deste conteúdo.

Os desafios de uma Portaria convencional

Nem todo condomínio possui uma portaria no período noturno, o que pode ser bem arriscado para o local. Soma-se a isso, o fato de que o porteiro acaba possuindo outras funções como: recebimento de encomendas, prestadores de serviço, visitantes, recepção de visitantes em espaços compartilhados do condomínio, etc.

Assim, o resultado é uma brecha na segurança, dando a oportunidade para que pessoas má intencionadas possam tentar invadir o espaço, colocando em perigo a segurança de todos.

Diante dessas ocorrências comuns em portarias convencionais, percebemos a existência de vulnerabilidades potencializadas pela falsa sensação de segurança que os condôminos sentem por morarem em um prédio onde há o serviço de portaria.

Mas se a presença de um porteiro não é suficiente para garantir proteção, inibindo a ação de bandidos, como tornar o condomínio seguro? A resposta está no uso de tecnologias, que oferecem outros benefícios, como veremos a seguir.

Portaria Virtual: um novo conceito em proteção para condomínios

A transformação digital há tempos vem mudando nossa rotina, e agora chega para revolucionar a vida em condomínio com a Portaria Virtual, do Grupo Meta – empresa com mais de uma década de experiência em serviços de portaria e que usou todo seu conhecimento para desenvolver essa solução que atenderá a cidade de Joinville e região.

Fazendo uso de sistemas remotos, ela permite controle de acesso mais eficiente, não só na entrada e saída da portaria, mas também na garagem e outras dependências do condomínio.

Essas soluções modernas podem, ainda, melhorar os serviços oferecidos aos condôminos, garantindo as mesmas funções básicas de uma portaria convencional, porém, com mais agilidade e segurança.

Para que a Portaria Virtual possa funcionar adequadamente, contudo, o Grupo Meta elabora um projeto específico, após análise pormenorizada das características do condomínio que receberá essa solução.

Vale lembrar que os moradores são elementos chave desse processo, devendo ter consciência de seu papel e cumprindo as regras exigidas para a correta utilização e operação de todos os recursos.

A implantação da Portaria Virtual não dispensa o condomínio de ter colaboradores para limpeza e outros cuidados organizacionais do espaço, sendo também recomendável um responsável pelo recolhimento e distribuição de encomendas durante o horário comercial.

Ter um gerador, ao menos para o sistema de segurança eletrônica e acionamento dos portões, também é essencial para que não haja brechas na proteção em caso de falta de energia. 

Todo condomínio pode aderir à Portaria Virtual?

A Portaria Virtual é indicada para condomínios com até 80 apartamentos e uma única entrada de portaria. 

No caso de empreendimentos maiores, com fluxo intenso de moradores e visitantes, recomenda-se uma integração das soluções, onde o porteiro possa permanecer na recepção nos horários de maior movimento e a portaria virtual seja usada no período mais calmo. 

Ao combinar o melhor desses dois modelos – portaria convencional e virtual – seu condomínio ganha em segurança e segue oferecendo todo conforto e praticidade que os moradores desejam. 

Aplicativo Portaria Virtual

Benefícios da Portaria Virtual extrapolam a segurança do condomínio

Ainda que a segurança do condomínio seja um dos benefícios mais importantes – e desejados pelos moradores – a Portaria Virtual oferece várias vantagens que justificam sua escolha. Confira a seguir as principais:

Câmeras de monitoramento funcionam 24 horas 

Com a facilidade de acompanhar o movimento do espaço em tempo real, através das câmeras de monitoramento que nunca desligam, moradores e síndicos têm muito mais tranquilidade. Dessa maneira, a menor atividade suspeita ou fora do padrão é identificada de modo ágil, permitindo que as medidas de segurança sejam acionadas rapidamente. 

Segurança em tempo integral, todos os dias do ano

Ao contrário da portaria convencional, que pode ficar sem proteção quando o porteiro se ausenta de suas funções (seja pela falta de colaborador em algum período, seja para o cumprimento de atividades variadas), na Portaria Virtual a segurança é 24×7, graças ao uso de tecnologia. Dessa forma, há a garantia de que o condomínio será protegido dia e noite, pois o controle de acesso não é interrompido em nenhum momento. 

Facilita a gestão do síndico

Fazendo uso de um aplicativo, o síndico pode controlar informações diversas, facilitando muito a gestão do condomínio e, sendo uma preciosa ferramenta de gestão para o síndico. Entre as informações que a Portaria Virtual oferece, destacamos: 

  • gravação das câmeras de segurança;
  • todos os acessos são registrados e controlados via sistema – horários, pessoas, tempo de permanência no condomínio, autorizações;
  • gravação das ligações entre visitantes e moradores.

Comunicação mais eficaz e rápida

A Portaria Virtual do Grupo Meta oferece um aplicativo que garante mais praticidade no acesso às informações do condomínio, uma vez que os moradores podem solucionar, via app, questões como reservas de espaços ou mesmo a comunicação com os outros moradores. Dessa forma, os grupos informais de outros aplicativos de comunicação podem ser eliminados e substituídos por um canal oficial. 

Maior conforto, graças às funcionalidades 

A solução também oferece várias funcionalidades que, sem interferir na proteção, permite maior conforto e praticidade aos condôminos fazendo uso de seu app exclusivo. Conheça-as:

  • Convide seus amigos: o morador seleciona o convidado em sua agenda e faz a liberação direto pelo app, de forma 100% automática e segura. 
  • Zelador, preciso de você: solicitação de serviços de zeladoria, quando o  zelador recebe a solicitação com os dados do local e do morador.
  • Agendamento do salão de festas: o calendário do salão de festas fica disponível para todos os moradores, que podem fazer reservas e acompanhar em tempo real o processo de liberação do salão. 
  • Você monitorando: síndicos e moradores podem selecionar o ponto que desejam monitorar e acessar câmera do condomínio com visão panorâmica do local, em tempo real e com alta resolução.

Graças à automatização proposta pela Portaria Virtual, condomínios de pequeno e médio porte podem oferecer aos seus moradores a segurança desejada e, de quebra, garantir facilidades como receber convidados de forma mais ágil, melhorar a comunicação entre todos os condôminos e síndico, agendar a utilização de áreas comuns, requisitar serviços de zeladoria.

Tudo isso, com todo conforto que os usuários desejam em seu dia a dia.

Não perca tempo. Descubra tudo o que Portaria Virtual, uma solução pautada na experiência do Grupo Meta, pode oferecer de benefícios ao seu condomínio – e sua família – entrando em contato com nossos especialistas

Assine a nossa Newsletter