RH/Terceirização

RH estratégico: 5 motivos para implantar na empresa

por iara • 27/11/2018 • 15:32

Com um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas são constantemente afetadas por mudanças que impactam todos os seus setores. Nesse cenário, o RH estratégico é uma importante ferramenta para adequar-se às necessidades mercadológicas e aplicar uma gestão de pessoas que seja eficiente.

Ao contrário do conceito tradicional em que o setor servia apenas como suporte para os demais departamentos da organização, o RH estratégico tem como finalidade integrar todas as áreas, deixando de trabalhar isoladamente e focado apenas em suas atribuições diárias.

Por meio dessa ferramenta é possível influenciar não apenas os resultados individuais, mas também o desempenho da companhia como um todo, oferecendo estratégias realistas e que geram efeitos visíveis em todos os níveis hierárquicos.

Quer otimizar a comunicação entre os setores da empresa? Descubra, abaixo, esse e outros motivos para implantar o RH estratégico agora mesmo!

 

1. Desenvolve o potencial humano

Identificar e desenvolver as habilidades e competências dos profissionais são práticas recomendáveis para construir uma equipe sólida e de alta performance, além de contribuir com a redução de custos relacionados a salários.

Adotar ações estratégicas é um fator decisivo nesse aspecto, pois permite que os melhores profissionais sejam recrutados e desenvolvidos, passando a comprometerem-se com os projetos internos — e isso possibilita que eles cresçam com a empresa.

 

2. Promove maior comunicação entre os setores

Uma comunicação eficiente é imprescindível para impulsionar o crescimento de qualquer organização. No entanto, é bastante comum as empresas se preocuparem apenas com o público externo, negligenciando a comunicação com os próprios colaboradores. Em função disso, problemas e conflitos internos se tornam recorrentes, já que as informações não são transmitidas corretamente.

Por essa razão, é importante considerar não só a comunicação entre colegas de trabalho, mas também entre líderes e seus liderados. Nesse sentido, o RH estratégico avalia e cria canais de comunicação interna, como mural, redes sociais, TV corporativa e intranet. Assim, todas as partes interessadas podem acessar os dados referentes às suas tarefas e outros assuntos relevantes de forma prática e rápida.

 

3. Mensura a produtividade e a eficiência dos colaboradores

Monitorar a produtividade e a eficiência do seu time é uma atividade complexa e essencial para valorizar as pessoas que se destacam, bem como para mensurar a evolução da companhia.

Para isso, o conceito estratégico propõe feedbacks constantes e avaliações em 360 graus, na qual todos avaliam-se e são avaliados, de acordo com métodos de quantificação para cada área. Com isso, é possível realizar análises mais justas, precisas e que ajudam a fortalecer sua equipe.

 

4. Possibilita a valorização do pessoal

Apesar de parecerem semelhantes, valorização e recompensa não são a mesma coisa e têm impactos diferentes — e o RH é fundamental para estabelecer essa distinção. Há empresas que dão prêmios e bônus aos seus colaboradores imaginando que estão valorizando-os, mas isso não necessariamente é uma verdade.

A valorização é capaz de aproximar e engajar as pessoas, fazendo com que sintam-se importantes para o bom funcionamento do negócio — fatores indispensáveis para que a equipe produza em alto nível continuamente. Portanto, destacar projetos bem-sucedidos e homenagear o “colaborador do mês” são ações que ajudam a reconhecer o desempenho dos funcionários, estimulando-os a continuar dando o seu melhor em cada atividade executada.

 

5. Aumenta o engajamento

Nenhuma equipe atinge bons resultados se não houver engajamento e envolvimento em todos os projetos desenvolvidos. Por essa razão, é necessário que o RH trabalhe em conjunto com a liderança de todas as áreas para propor estratégias integradoras entre os membros de cada time e os setores distintos.

Aqui, o gestor também precisa definir canais de interação para que os colaboradores sintam-se ouvidos e, consequentemente, mais próximos da empresa.

Ainda que talentosos, os profissionais têm visões divergentes de como realizar determinadas atividades ou alcançar metas. Sendo assim, o RH estratégico funciona como um difusor da cultura corporativa, esclarecendo as práticas da empresa para cada setor e ampliando a visibilidade sobre o negócio, além de apontar como as áreas podem atuar em sintonia. Em suma, alinha a equipe com os valores e objetivos da organização.

Precisa de mais praticidade e eficácia no seu RH? Entre em contato conosco e saiba como podemos resolver o seu problema!

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: