Sistema de gestão de RH em nuvem: 7 motivos para investir | Blog

RH/Terceirização

Sistema de gestão de RH em nuvem: 7 motivos para investir

por grupometa • 14/03/2017 • 14:40

69550-sistema-de-gestao-de-rh-em-nuvem-7-motivos-para-investirAntigamente, as únicas opções de sistemas de RH eram aquelas em que os registros de funcionários eram hospedados localmente no escritório e acessíveis apenas a alguns gestores do setor. Felizmente, de lá pra cá, muita coisa mudou.

Hoje em dia, versões mais tecnológicas de tais sistemas estão disponíveis em nuvem e podem ser acessados em segurança por meio da internet.

Isso reduz bastante as barreiras à adoção, além de ser um método estratégico e confiável, que permite às organizações melhorar seus processos e alinhar iniciativas de força de trabalho com iniciativas empresariais.

As empresas que utilizam sistemas de gestão de RH em nuvem ganham em produtividade e custo em relação àquelas que utilizam tecnologia e processos manuais mais antigos.

Neste post, vamos apresentar alguns dos motivos para investir em um software em nuvem para ajudar a gerenciar os dados de seus colaboradores!

7 motivos para investir em um sistema de gestão de RH

1. Eficiência da administração

Se sua empresa tem mais do que algumas dúzias de pessoas trabalhando para ela, manter o controle de informações básicas das equipes confiando unicamente em um sistema baseado em papel e planilhas pode tornar-se um pesadelo administrativo.

Perguntas simples, como: “quantas férias eu tirei?” e “posso ter uma cópia dos meus últimos 3 recibos de pagamento?” tornam-se extremamente demoradas de se responder. Porém, com um sistema de gestão de RH em nuvem, tais questões podem ser resolvidas de forma rápida, prática e, o que é melhor, on-line!

2. Custo reduzido e sem confusão

Sua empresa pode economizar tempo e dinheiro com acesso mais fácil a documentos e informações fundamentais dos funcionários.

Quando todos os dados importantes da empresa são armazenados em nuvem, de forma segura e na ponta dos dedos, evita-se o gasto excessivo de tempo, procurando informações em meio a pilhas de papel ou em planilhas armazenadas aleatoriamente em computadores.

3. Acessibilidade melhorada para o utilizador

As soluções de RH baseadas em nuvem oferecem flexibilidade e controle da acessibilidade do usuário. Com elas, é possível editar facilmente as configurações de usuário adequadas para garantir que apenas as pessoas essenciais tenham acesso a dados confidenciais de funcionários e empresas.

4. Aumento da produtividade dos funcionários

Quando o gerenciamento da força de trabalho é baseado em nuvem, isso significa conseguir acessar os registros de colaboradores a qualquer hora, em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo.

Os gestores tornam-se mais produtivos e eficientes quando podem lidar com tarefas de funcionários, mesmo estando em movimento. Já os colaboradores em geral ficam felizes e são mais eficientes quando podem visualizar informações e concluir tarefas sem ter de pedir ajuda ao RH.

5. Integração mais eficiente com menos esforço

Trabalhar com esse tipo de sistema de RH permite integrar facilmente os sistemas da empresa e compartilhar dados valiosos em tempo real.

Você pode utilizar todos os recursos e benefícios de um sistema de RH unificado, baseado em nuvem, integrando tarefas de folha de pagamento com o sistema de ponto eletrônico, por exemplo.

6. Maior segurança dos dados

Muitas empresas podem experimentar a violação de seus dados e perder arquivos confidenciais no processo, incluindo as informações dos funcionários.

Felizmente, investindo no software certo para a gestão de RH — que seja compatível com os padrões e regulamentos de segurança da indústria —, é possível manter os dados de sua empresa e seus funcionários a salvo.

7. Profissionais trabalhando de qualquer lugar

Um sistema de gestão de RH baseado em nuvem permite que os gestores se conectem individualmente aos funcionários e personalizem facilmente o envolvimento com escritórios.

Isso dá às menores empresas a opção de contratar especialistas que trabalhem em regiões geográficas distantes e buscarem por preços mais razoáveis.

As 7 vantagens do sistema de gestão de RH em nuvem aqui apresentadas são parte de um conjunto maior de benefícios.

Mas temos certeza de que o que você pode ver neste post já lhe mostra uma necessidade estratégica em fazer tal investimento e substituir o uso de papel e sistemas hospedados apenas em computadores do escritório pela tecnologia em nuvem, não é?

Se você gostou deste conteúdo, continue recebendo posts sobre soluções empresariais assinando agora nossa newsletter!

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter:



Quando se fala em melhorias dentro de uma organização, é comum que primeiro se pense em reformar ou trocar o ambiente, comprar novos equipamentos ou ainda, aumentar a produtividade e gerar mais empregos. São poucas as empresas, porém, que entendem a importância de aperfeiçoar o pessoal interno.

Voltar os olhos para dentro da própria equipe e enxergar o potencial que essa representa, pode beneficiar a empresa tanto em níveis de mercado, como também no conceito que ela representa para os funcionários e clientes.

Treinar e desenvolver os colaboradores, consiste em aprimorar ou descobrir habilidades e competências nesses, que podem ser úteis dentro da empresa, em atividades ou cargos. Apesar de serem voltados para o mesmo público, há características que diferenciam os métodos:

 

Treinamento: capacita o colaborador para exercer a função que lhe foi designada. O treinamento tem a função de ressaltar habilidades técnicas e emocionais, como a criatividade, inovação e agilidade na resolução de problemas.

 

Desenvolvimento: qualifica o funcionário ou a equipe, para ocupar uma posição dentro de um futuro projeto. A capacitação é a longo prazo, ocorrendo através de etapas que concedem ao colaborador conhecimento teórico, habilidades técnicas e práticas, tal como novas competências, deixando o colaborador totalmente preparado para a nova função.

 

Treinar e desenvolver pessoal dentro da empresa, é vantajoso tanto para a organização quanto para os colaboradores. Além de agilizar o processo com funcionários já experientes e engajados, motiva-os a aproveitar o investimento pessoal e profissional, trazendo ainda mais resultados para a empresa.

 

Se você tem o papel de gestor dentro de uma empresa, esse conteúdo é para você: 8 principais caraterísticas de um bom gestor.