Terceirizar a folha de pagamento: conheça 6 vantagens | Blog

RH/Terceirização

Terceirizar a folha de pagamento: conheça 6 vantagens

por Grupo Meta • 30/01/2017 • 10:01

Terceirizar a folha de pagamento: conheça 6 vantagensA legislação trabalhista brasileira é, sem dúvidas, umas das mais minuciosas e detalhistas do mundo. Por isso, os profissionais que trabalham na área têm que estar aptos a executar o trabalho de forma simples, colocando-se à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas de funcionários de todos os níveis hierárquicos da empresa.

Dada essa complexidade, muitas empresas têm optado por terceirizar a folha de pagamento, repassando a tarefa à empresa de contabilidade parceira.

Fazer essa terceirização — também conhecida como outsourcing da folha de pagamento — é uma atitude que está tomando grandes proporções no mercado. Dessa forma, os empreendedores podem focar em seus negócios sem se preocupar com a confecção de tal documento.

Quer entender um pouco melhor sobre essa crescente tendência? No artigo de hoje, mostramos 6 vantagens que essa mudança pode trazer. Acompanhe!

1. O processo para terceirizar folha de pagamento

A folha de pagamento, por ser bastante complexa, tende a gerar dúvidas nos funcionários quando está sendo confeccionada. A variação nos valores dos tributos e a diferenciação de cada ramo da atividade da empresa dificultam ainda mais esse quadro.

Consequentemente, o setor encarregado da elaboração da folha tem que se conscientizar de cada minúcia da legislação e estar se reciclando constantemente. O diferencial das empresas fornecedoras desse serviço é justamente conceder o aporte necessário aos funcionários da área, para que eles estejam sempre cientes das mudanças.

Por ser um processo vital para a manutenção financeira do empreendimento e até mesmo por gerar uma qualidade diferencial percebida pelos funcionários, a empresa terceirizada competente reduzirá os prováveis erros, fazendo o possível para torná-los nulos.

2. A saúde financeira

O processo de elaborar a folha de pagamento e as ocupações que antecedem e sucedem a sua constituição são demorados e, portanto, é necessário disponibilizar mão de obra para tal. Algumas empresas optam por repassar essa tarefa a funcionários encarregados de outras atividades na companhia, até acabarem percebendo que isso sobrecarrega as outras funções.

Uma empresa de terceirização apta a realizar essa função disponibilizaria tempo e funcionários para concretizar essa atividade, sem onerar ainda mais a folha de pagamento — sendo paga apenas pela prestação do serviço.

É uma opção mais prática e mais eficaz, se comparada à contratação de um funcionário ou à criação de uma área específica. Além disso, tem valor inferior a todos esses procedimentos.

Com a contratação de profissionais terceirizados para fazer a folha de pagamento, ainda podemos citar a economia em relação aos direitos trabalhistas (que sua empresa não precisa pagar a terceiros). São eles:

  • Isenção de pagamento de INSS, férias e horas extras;
  • Obrigações trabalhistas;
  • Desobrigação de encargos rescisórios;
  • Isenção de responsabilidade com o Ministério do Trabalho.

Portanto, terceirizar a folha de pagamento é uma ótima opção para reduzir os custos de uma empresa.

3. Redução de multas

Com a contratação de uma equipe terceirizada e especializada para fazer as folhas de pagamento, haverá uma grande redução nas falhas na hora da confecção dos holerites. Anotações e cálculos de pagamento de horas extras, adicionais noturnos e outros direitos dos funcionários devem ser bem avaliados.

Dessa maneira, acontecerá também uma redução nas sanções aplicadas às empresas, que, por confeccionarem as folhas de maneira errada, acabam se envolvendo em processos trabalhistas.

4. Acesso a tecnologias e maior velocidade nos processos

Ao utilizar os serviços de terceirização de folhas de pagamento, empresários e gestores têm acesso às novas tecnologias sem ter que pagar nada por isso. A automação dos processos torna a execução das tarefas diárias muito mais simples e rápidas.

O sistema ERP é uma excelente opção, pois na nuvem, tendo acesso à internet e com a senha em mãos, é possível armazenar diversas informações importantes. Através dele, a folha de pagamento pode ser verificada a qualquer hora do dia e de qualquer lugar do mundo. Isso nada mais é do que um acesso personalizado da folha de pagamento.

Tudo isso acarreta em uma série de vantagens aos gestores, sendo que uma delas é a de ter maior velocidade nos processos e nas tomadas de decisões com relação a alguns benefícios que são dados aos funcionários.

5. A independência de regulação               

A empresa que terceiriza a folha de pagamento consegue dar mais independência à regulação dos funcionários. Assim, ela torna a relação de fiscalização dos horários, bem como das faltas, mais facilitada, evitando problemas com abonos indevidos ou conferências mensais relapsas.

Além dessa profissionalização dada pela independência do órgão, há ainda um aumento da transparência com os funcionários. Isso porque uma empresa competente deve estar apta a disponibilizar funcionários com conhecimento para elucidar todas as dúvidas relacionadas às folhas de pagamento individuais.

6. Equipe multidisciplinar

Outra vantagem de terceirizar a folha de pagamento é poder contar com uma equipe multidisciplinar, com diferentes especializações, que possui um mesmo objetivo para realizar a confecção dos documentos. Esses profissionais estão em constante treinamento, o que agiliza o trabalho e traz muitos benefícios para a empresa contratante.

À medida em que os funcionários se conscientizam das especificações das folhas, esse processo vai ficando mais fácil e gerando tempo livre para ser empregado em outras funções. Terceirizar a folha de pagamento traz benefícios financeiros e operacionais, profissionalizando o processo e gerando qualidade interna.

Para aqueles que têm dúvidas em relação ao processo de constituição da folha, nesse outro artigo esclarecemos alguns dos passos que podem ser seguidos. Existem ainda muitos outros pontos positivos com relação a terceirizar folha de pagamento, portanto, não deixe de aderir a essa nova ideia e comece a usufruir de todas as vantagens disponíveis no mercado.

Quer aprender mais sobre como terceirizar a folha de pagamento e outros aspectos importantes de rotinas administrativas do RH? Assine agora mesmo nossa newsletter e fique por dentro de todos os assuntos que envolvem essa importante área para a gestão de empresas!

1206_cta_folha_de_pagamento

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: