fbpx

A compra de um carro X Preço do seguro auto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Durante processo de compra de um novo veículo, há muitos pontos a serem analisados, principalmente quando se trata de gastos.

 

Uma das maiores dúvidas nesse meio-tempo se dá sobre o preço de seguro para carros.

Seja para fazer uma apólice nova para 1 ano ou para fazer a troca no seguro atual, os preços podem variar de forma bem relevante, resultando em um custo elevado. Esse segue sendo o medo de muitos motoristas.

É nesse momento que muita gente recorre ao Google, pesquisando dicas para levar em consideração. Se é isso que você procura, continue lendo!

Existem algumas dicas, por exemplo, que podem ser avaliadas antes mesmo de fazer a solicitação de cotação ao corretor de seguros.

 

Idade do veículo

A idade do veículo se enquadra na categoria de detalhes que mais influenciam no valor do seguro auto.

Quanto mais antigo o carro, maior pode ser a dificuldade de obter peças para ele, como consequência, as seguradoras tendem a aumentar o custo do seu seguro.

Isso ocorre porque em uma eventual colisão na qual o veículo segurado fique danificado, o conserto poderá ficar mais caro por conta da dificuldade de disponibilidade de novas peças.

Além do custo elevado, essa situação pode obrigar a seguradora a ter que decidir pela perda total do veículo, mesmo sem atingir os 70% de danos, que é o percentual médio na definição de perda total de um veículo.

 

Veículo nacional ou importado

Apesar de não ser uma informação muito comentada, é necessário saber que veículos importados podem não ser aceitos em boa parte das seguradoras, seja em função da idade do automóvel ou até mesmo pelo custo elevado, se comparado a veículos nacionais do mesmo ano de fabricação.

A questão da dificuldade das peças se repete nessa categoria, gerando um grande peso na avaliação das seguradoras.

 

Histórico do veículo

Saber do histórico do veículo é tão importante que até existem empresas especializadas em fazer essa pesquisa.

Isso porque veículos com passagem por leilão costumam ter um custo muito superior, isso se ele for aceito pela seguradora.

Antes de qualquer aquisição, é importante tentar conhecer o passado do veículo desejado, já que pode trazer empecilhos, seja para encontrar um preço de seguro adequado ou até mesmo para não ter prejuízos futuros.

 

Todos os detalhes acima fazem extrema diferença no preço de seguro para carros, contudo, não são os únicos responsáveis. A avaliação é feita em cima de uma série de fatores, como:

  • Quem são os condutores e quais suas idades;
  • Localização da residência;
  • Segurança no local onde o carro fica estacionado, entre outros;

 

O cuidado na escolha do carro ajuda a criar um equilíbrio financeiro para que se tenha uma boa proteção com um custo acessível.

Quer saber qual é o valor do seguro auto para o seu veículo na Meta Seguros? Faça uma cotação rápida.

 

Leia também: Seguro de veículo cobre desastres naturais?

Assine a nossa Newsletter