fbpx

Renovação CNH – Novas Regras em 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

No último ano (2020) o governo federal aprovou novas alterações no Código de Trânsito Brasileiro. Uma das mais impactantes mudanças para os motoristas é a validade da CNH – Carteira Nacional de Habilitação.

 

As novas medidas passarão a valer para as CNHs emitidas a partir do dia 12 de abril de 2021.

Atualmente a validade da CNH é de 5 anos para motoristas com idades entre 18 e 65 anos e validade de 3 anos para motoristas com 65+ anos ou conforme orientação médica.

 

Na nova regra, a validade da CNH aumentou:

  • Motoristas de 18 a 50 anos: prazo de 10 anos;
  • Motoristas de 50 a 70 anos: prazo de 5 anos;
  • Motoristas de 70+ anos: prazo de 3 anos ou menos (conforme avaliação médica).

 

Validade da CNH Digital:

Apesar da CNH digital ser uma opção recente para os habilitados e seu uso ser mais comum entre os jovens, ela é tão eficaz quanto o documento físico, tornando-o dispensável. Pode-se acessar a Carteira Nacional de Habilitação Digital através de qualquer celular.

A validade da CNH Digital é a mesma de uma CNH física, passando a ter as mesmas regras adotadas a partir de abril de 2021, assim como funciona com as regras anteriores.

Se optar somente pela utilização da CNH Digital, fique atento para não deixar seu celular sem bateria, caso contrário, o acesso se torna impossível.

 

CNH e seus benefícios:

A CNH pode ser utilizada de outras formas, inclusive para conseguir benefícios no seguro de automóvel. O que acontece é que algumas seguradoras analisam a condução do motorista com o propósito de aplicar descontos na renovação do seguro de automóvel.

O aspecto mais avaliado gira em torno da maneira como o motorista dirige, ou seja, quanto mais segura e defensiva for a condução, maior o desconto concedido na renovação da sua apólice com a mesma seguradora.

Para isso, primeiro é necessário que o motorista dê autorização da análise e cadastre a sua Carteira Nacional de Habilitação.

 

Seguro de Automóvel:

Além do benefício citado acima, o seguro automóvel tem diversas possibilidades desconhecidas por muitos motoristas, isso pela falta de informação compartilhada pela seguradora ou por falta de atenção na leitura do contrato.

Com a intenção de diminuir a falta de informação, algumas seguradoras dispõem de aplicativos para consulta de informações ou até mesmo para o acionamento do seguro. Você encontra nos aplicativos:

  • Consulta de apólice;
  • Acompanhamento de parcelas;
  • Consulta das condições gerais do seguro;
  • Abertura de aviso do sinistro;
  • Solicitação de assistência 24 horas;
  • Abertura de atendimento para a cobertura de vidros.

 

Todas essas informações podem ser utilizadas a favor do motorista. Isso tudo gira em torno da economia, já que tanto para renovação da CNH quanto para a renovação do seguro, os gastos estão presentes. Saiba mais sobre o Seguro de Automóvel.

 

Leia também:  Seguro pirata, como fugir desse problema?

Assine a nossa Newsletter