fbpx

Por que contratar seguro com uma corretora e como escolher a melhor?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Você pretende contratar um seguro, mas não sabe por onde começar? Algumas dúvidas comuns nessa hora dizem respeito ao tipo de seguro mais adequado, ao processo de contratação e, é claro, como escolher uma corretora de seguros.

Como já deu pra ver, contratar esse serviço não é algo tão simples. Para aprimorar esse processo, a legislação brasileira acatou a figura do corretor como o intermediador entre a seguradora e o cliente. Esse profissional é o responsável por fornecer todas as informações e garantias necessárias ao contratante, equilibrando a relação entre o consumidor e a prestadora de serviços.

No post de hoje, mostraremos a você quais são as vantagens de contratar esse profissional e como escolher uma corretora de seguros corretamente. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Definindo o tipo de seguro

Em primeiro lugar, é preciso definir o que você deseja proteger — como um automóvel, sua empresa ou sua saúde, por exemplo. Cada tipo de seguro possui requisitos específicos, e cada seguradora pode oferecer coberturas variáveis para um mesmo bem que se deseja proteger.

Algumas companhias são especializadas em determinados tipos de seguro e podem oferecer um serviço mais adequado aos seus interesses. É daí que vem a importância de se contratar uma corretora de seguros: é ela quem vai fazer a análise de risco e apresentar a proposta que mais se adapta às necessidades do contratante.

A contratação de um seguro exige algumas formalidades. Afinal, decisões importantes serão tomadas, e é preciso obter o máximo possível de informações para fazer isso com segurança.

Nesse contexto, além da relevância no que se refere à apresentações de propostas moldadas no perfil do cliente, a corretora de seguros facilita todo o procedimento até a expedição da apólice.

Escolhendo uma corretora

Antes de começar, vamos lembrar que corretoras não são o mesmo que seguradoras! Enquanto a primeira tem o objetivo de vender um produto, a segunda fornece um serviço de proteção aos riscos. Ou seja, a corretora vende o produto da seguradora.

Mas como escolher uma corretora de seguros, afinal? Com cautela, é claro. Você não quer correr o risco de contratar uma companhia que não dê garantias do serviço prestado, não é? Sabemos que existem empresas aplicando golpes no mercado, e por isso alguns cuidados devem ser observados com atenção.

O primeiro passo é verificar se a corretora e os profissionais que ela oferece são cadastrados na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Esse cadastro é o que agregará confiabilidade à prestação de serviço.

Em seguida, confirme o endereço comercial da sede da corretora. Ela deve possuir um telefone fixo e toda uma estrutura de atendimento, e o ideal é que seja credenciada a várias seguradoras. É isso que permite adequar a proposta às necessidades do cliente, oferecendo a melhor cobertura.

Também é importante pesquisar sobre o tempo de atuação da empresa no mercado e sua reputação junto aos clientes. Esses são importantes indicadores de respeitabilidade, então não deixe de consultar os órgãos de defesa do consumidor e o próprio site da SUSEP.

Analisando os orçamentos

Consulte mais de uma corretora para comparar os benefícios oferecidos. Nesse momento, não considere apenas o preço, mas também importantes diferenciais como o fornecimento de informações adequadas e a existência de suporte pós-venda.

Para não ser pego de surpresa, sempre pergunte quais coberturas estão excluídas do contrato e lembre-se: a oferta de serviços adicionais com atendimento 24 horas é fator que agrega valor à proposta. Analise tudo junto ao seu corretor e escolha a proposta mais indicada para o seu perfil.

Como você pode ver, é preciso muita cautela para contratar um bom seguro, e saber como escolher uma corretora de seguros garante toda a tranquilidade e segurança no procedimento.

Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!

Assine a nossa Newsletter