fbpx

Vale a pena contratar um seguro de acidentes pessoais? Descubra!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Diversas situações inesperadas podem acontecer na vida de qualquer pessoa, e para evitar consequências mais devastadoras, se resguardar é a melhor opção. Por isso, contar com o seguro de acidentes pessoais pode ser uma boa ideia.

Isso porque, esse tipo de seguro é uma excelente alternativa para quem quer propiciar uma maior segurança financeira para si mesmo e para sua família caso ocorra algum transtorno que o impeça de trabalhar ou nos casos de falecimento. Quer entender melhor o que é o seguro de acidentes pessoais, suas coberturas e como funciona? Então, continue sua leitura!

O que é o seguro de acidentes pessoais?

Trata-se de um seguro que cobre morte ou invalidez permanente, seja ele parcial ou total, e demais riscos causas, desde que seja por acidente, que podem ocorrer de forma violenta, súbita, involuntária, imediata e demais.

Não cobre causas naturais, como complicações originárias da realização de cirurgia, doenças etc. Ou seja, não são as consequências do acidente que definirão se o segurado tem direito ou não a indenização, mas, sim, a própria causalidade.

Como ele funciona?

Como já foi dito, a cobertura do seguro de acidentes pessoais engloba as situações de invalidez permanente, total ou parcial, e morte. Por isso, é importante estar atento às cláusulas do contrato para entender quais são as situações que são cobertas. Por estipular bem as ocasiões a serem indenizadas, o valor do serviço costuma ser mais barato.

Além da indenização, o seguro pode fazer o reembolso das despesas decorrentes do auxílio médico-hospitalar e odontológica, necessárias para o tratamento do acidente, desde que faça parte da cobertura informada na apólice e que o tratamento comece antes do prazo determinado pela seguradora. Caso o ocorrido resulte em falecimento, os beneficiários receberam a quantia contratada pelo segurado.

É um seguro muito útil para trabalhadores autônomos e liberais, que dependem do exercício das suas atividades para receber o montante ideal para arcar com as suas despesas e manter sua família.

Qual a importância desse tipo de seguro?

O seguro de acidentes pessoais é importante por estar diretamente ligado a proteção da vida e segurança familiar. Entre os principais motivos para fazê-lo estão: a possibilidade de fazer um planejamento financeiro para os casos de incapacidade para o trabalho ou morte do responsável em arcar com as despesas familiar, maior segurança e tranquilidade nesses momentos tão difíceis e condição de contar com um seguro que tenha bom custo-benefício.

Qual a diferença entre seguro de acidentes pessoais e seguro de vida?

A principal diferença entre elas está na cobertura, já que o seguro de vida assegura somente a indenização no caso de morte natural ou acidental, enquanto o seguro de acidentes pessoais indeniza no caso de morte ou acidente que provoque invalidez permanente total ou parcial, conforme definido em contrato. Além disso, por ter uma cobertura mais ampla, o seguro de vida tem um custo maior.

Outra diferença é que a quantia paga no seguro de acidentes pessoais não dependem da idade da pessoa, enquanto o cálculo do seguro de vida é baseado na faixa etária do segurado.

A semelhança entre eles está: a indenização recebida pelos beneficiários não entra no inventário, não responde por dívidas deixadas pelo falecido e está completamente isenta de impostos.

Apesar dos benefícios do seguro de acidentes pessoais, é importante ter cuidado ao contratá-lo. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa no mercado para escolher a corretora ideal. O indicado é que seja uma empresa experiente no mercado, que ofereça assessoria profissional e que possa propiciar o melhor serviço de proteção aos seus bens e a sua família, assim como a Meta seguros.

Quer contratar um seguro de acidentes pessoais? Entre em contato com a gente e conheça o nosso serviço!

Assine a nossa Newsletter