Você sabe quais são os tipos de consórcios imobiliários disponíveis?

Seguros

Você sabe quais são os tipos de consórcios imobiliários disponíveis?

27/02/2018 - 15:15

O consórcio é uma alternativa que pode ser muito vantajosa para quem quer comprar um imóvel ou mesmo já tenha, mas deseje fazer melhorias estruturais. Existem diversos tipos de consórcios imobiliários voltados para compra, reforma, ampliação, quitação de financiamento e do saldo devedor.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e mostrar 8 tipos de consórcio imobiliário, assim como suas vantagens e indicações para cada caso. Continue a leitura, acompanhe e mantenha-se informado.

1. Consórcio para a compra de imóveis

Com o consórcio imobiliário é possível comprar um imóvel residencial ou comercial com pagamento parcelado e sem juros. Quando o consorciado é sorteado, o dinheiro fica disponível de maneira integral, favorecendo assim negociações e possíveis descontos.

É uma boa opção para casos em que a compra não necessita ser de imediato, uma vez que é preciso esperar a contemplação para receber o valor. Em contrapartida, a contemplação também pode ser feita por lance. Neste caso, a contemplação pode ser bem rápida, já no primeiro mês, dependendo do valor dado como lance. O consórcio pode ser feito por pessoas físicas ou jurídicas, de acordo com as especificações do contrato.

Pode-se usar o saldo do  Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como complementação da carta de crédito, oferta de lance, pagamento de parte das prestações ou pagamento do saldo devedor, por exemplo.

2. Consórcio para construção de imóveis

Também é possível usar o valor da carta de crédito para comprar o terreno e construir o imóvel. Nesse caso, no entanto, é preciso apresentar o cronograma de execução da obra com assinatura de um engenheiro, assim como o alvará de construção já liberado.

Nessa modalidade, o FGTS também pode ser usado de acordo com as condições para a liberação desse recurso.

3. Consórcio para reforma e/ou ampliação de imóveis

Quem já possui um imóvel pode usar a carta de crédito para promover melhorias e reformá-lo de acordo com seu projeto. Esses cuidados podem ser fatores relevantes de valorização do imóvel, que é um importante patrimônio.

4. Consórcio como alternativa de poupança programada

Com o pagamento mensal de parcelas programadas, o consórcio imobiliário também pode ser uma espécie de poupança programada. Quando o consorciado for contemplado, ele pode usar o valor do crédito para adquirir seu imóvel.

5. Consórcio para quitação de saldo devedor de financiamento

Quem já tem um financiamento pode usar o valor da carta de crédito do consórcio para quitar o saldo devedor que ainda falta. A principal vantagem nesse caso é que o consorciado ficará livre das altas taxas de juros cobradas no financiamento, porém, é preciso que o valor da contemplação seja suficiente para cobrir o saldo devedor.

6. Consórcio para quitação de saldo devedor

Imóveis comprados na planta também podem ser pagos com o valor da carta de crédito do consórcio. Essa opção é interessante, pois possibilita a economia de dinheiro e tempo que um financiamento de longo prazo teria.

7. Consórcio para alternativa de aposentadoria

Investir em consórcios imobiliários pode ser uma ótima alternativa para quem deseja garantir uma aposentadoria mais tranquila no futuro, uma vez que é possível comprar imóveis que posteriormente podem ser alugados, garantindo assim uma fonte extra de renda ou mesmo, ser a alternativa principal.

8. Consórcio como garantia de patrimônio familiar

É possível comprar cotas e presentear pessoas da família, garantindo assim a construção de um patrimônio ao longo dos anos.

Neste artigo, falamos sobre diferentes tipos de consórcios imobiliários que podem ser usados para a compra, pagamento e manutenção de sua casa ou apartamento. Essa modalidade oferece vantagens atraentes em relação ao financiamento, entre as quais está as possibilidades de planejamento e investimento sem ter de lidar com as altas taxas de juros.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo!

Grupo Meta
Somos especialistas em tornar a gestão das empresas mais ágil e segura.