fbpx

4 dicas na hora de contratar a prestação de serviços em um condomínio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

A contratação de empresas especializadas em prestação de serviços está cada vez mais comum nos condomínios. Isso ocorre pela facilidade de administrar a mão de obra, porque a terceirizada garante a reposição de funcionários em caso de faltas e férias, treinamento, supervisão de tarefas, além de arcar com todos os possíveis passivos trabalhistas.

Entretanto, para garantir essa redução de custo e tempo é necessário escolher uma empresa com maior solidez e compromisso no mercado. Pensando nisso, separamos algumas dicas que você precisa considerar antes de contratar uma terceirizada no seu condomínio. Continue a leitura!

1. Busque por recomendações

O primeiro passo é procurar indicação de empresas com outros síndicos, administradoras de condomínios e moradores. Você também pode procurar por avaliações de antigos clientes da empresa prestadora de serviços. Assim, consegue saber se a experiência foi satisfatória. É importante também conhecer bem como ela atua, qual a seriedade que ela transmite, o compromisso que ela tem com seus funcionários e liste as vantagens e desvantagens que ela oferece.

Além disso, veja quanto tempo a empresa tem de mercado, pois isso indica a sua experiência. Por fim, peça as documentações legais e verifique se ela está regular em todos os órgãos da classe. Se possível, peça uma declaração que ateste a capacidade dela em executar a atividade contratada e comprovantes de idoneidade financeira.

2. Avalie os serviços oferecidos

O ideal é contratar uma terceirizada centralizada para facilitar a resolver as pendências e fazer o acompanhamento. Por exemplo, se precisa de uma consultoria de gestão e auditoria preventiva, escolha uma empresa que preste os dois serviços. Só que é importante ter boas referências de ambos os serviços e dê preferência para a que oferece as melhores possibilidades.

Outro ponto a ser conferido, é se a empresa conta com profissionais qualificados para exercer o serviço, se dispõe de uma estrutura que atenda as suas demandas e necessidades, se tem os produtos e equipamentos adequados, além de verificar se ela segue os métodos e procedimentos técnicos conforme legislação.

3. Conheça todas as cláusulas do contrato

É importante analisar todas as cláusulas do contrato antes da assinatura. Verifique se constam as atividades contratadas, o valor do serviço, a forma de pagamento, o prazo de validade, os direitos e deveres do contratado e do contratante, a multa por descumprimento do contrato. Ele é a sua garantia para cobrar o serviço de maneira correta e evitar dor de cabeça.

4. Acompanhe o desempenho da equipe de trabalho

Agora é o momento de acompanhar a execução do serviço para avaliar e assegurar a qualidade deles. Verifique de perto as atividades, tire suas dúvidas, dê sugestões e demonstre interesse. Caso tenha alguma tarefa sendo feita de forma que você não goste, converse com a empresa e cheguem em um consenso. Afinal, você que contratou o fornecedor.

É importante também verificar se ela está cumprindo com as obrigações trabalhistas dos funcionários, mesmo que não seja a sua responsabilidade. Peça os comprovantes de pagamentos dos tributos como FGTS e INSS para o condomínio ou consulte a Certidão Negativa de Débito no site do Ministério da Previdência Social.

 

Concluindo, contratar uma empresa de prestação de serviços no condomínio ajuda muito a sua rotina operacional. Assim, você tem mais tempo para dedicar às atividades estratégicas do empreendimento e consegue gerir de forma inteligente e ativa. Só que antes de assinar o contrato, siga as dicas acima para evitar dor de cabeça.

A gestão de um condomínio é uma atividade muito trabalhosa e requer muitos cuidados, principalmente na hora de contratar empresas de prestação de serviços. Além das dicas acima, conheça algumas ferramentas que podem ajudar a otimizar a sua gestão!

Assine a nossa Newsletter