fbpx

A importância do planejamento financeiro na tomada de decisão empresarial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O planejamento financeiro é parte do plano de negócios de uma empresa, com ele é possível analisar a realidade dela. Esse tem uma influência direta na tomada de decisão nas organizações.

 

O planejamento financeiro vai apontar:

  • Metas de faturamento;
  • Limites de gastos;
  • Metas de investimentos em um período preestabelecido.

O mais importante, no fim das contas, é que será possível ver um resultado positivo, ou ainda, trabalhar para que se chegue até ele da forma mais rápida possível.

Mas como chegar até esses resultados? Dentro do planejamento financeiro existem controles para esse exato objetivo, um deles é o fluxo de caixa:

 

Fluxo de caixa

As entradas e saídas do dinheiro do caixa devem ser, sem restrições, uma preocupação de toda e qualquer empresa. Esse é um controle aplicado pelo fluxo de caixa.

Primeiro entenda o que significa cada uma dessas palavras:

  • Entradas: dinheiro recebido pela empresa;
  • Saídas: dinheiro utilizado para pagamentos.

O fluxo de caixa analisa o período de tempo que a empresa preferir, seja diário, semanal, quinzenal ou mensal. Também há a possibilidade de comparar os mesmos períodos anteriores.

É essencial que esses registros das entradas e saídas sejam alimentados com frequência e descritos de forma detalhada e cuidadosa.

 

Resultados do fluxo de caixa

Os resultados do fluxo de caixa podem ser positivos ou negativos.

A análise possibilita a visualização das deficiências do saldo em caixa, facilitando a correção dos problemas apresentados. As principais atitudes tomadas logo após a amostra dos resultados são:

  • Programação de datas, evitando gastos com multas e juros;
  • Verificação e reorganização dos prazos para o pagamento dos fornecedores;
  • Adaptação dos prazos para recebimento.

A organização do fluxo de caixa não é apenas importante para a saúde financeira de uma empresa, ela é essencial. Quanto mais frequente for o acompanhamento, maior será chance do gestor tomar ações rápidas quando houver imprevistos, evitando maiores danos e custos.

 

BPO financeiro

A falha do fluxo financeiro geralmente está na limitação do gestor, muito por falta de conhecimento técnico ou mesmo por falta de tempo dedicado ao planejamento financeiro.

Para empresas com dificuldade nessa área ou para aquelas que precisam ampliar o planejamento financeiro, o melhor investimento é o BPO financeiro. Suas atividades auxiliam principalmente em:

  • Organizar o fluxo de caixa;
  • Adaptar processos de contas a pagar e a receber;
  • Emitir notas fiscais e cobranças no prazo correto.

Esse auxílio, porém, faz muito mais do que executar atividades burocráticas, seus resultados fornecem dados precisos para a tomada de decisão empresarial, visando melhorar toda a lucratividade.

 

O BPO apresenta relatórios em tempo real e facilita o dia a dia, assim como agrega valor ao negócio. Converse com os profissionais da Meta Serviços Financeiros e entenda como o BPO financeiro pode se encaixar na sua empresa.

 

Leia também:  Pagar juros e multa pode falir a sua empresa!

Assine a nossa Newsletter