Como a transformação digital impacta a sua empresa?

Contabilidade/Fiscal

Como a transformação digital impacta a sua empresa?

07/05/2019 - 09:10

A internet e as demais tecnologias mudaram a forma como as pessoas se relacionam entre si e com o mundo, refletindo, também, no âmbito dos negócios. A transformação digital, processo pelo qual as empresas utilizam a tecnologia para melhorar o seu desempenho, ampliar o seu alcance e assegurar melhores resultados, é uma realidade da qual não se pode fugir.

A criação e popularização da tecnologia, colocada como ponto central das organizações, têm exigido que os empreendedores, gestores e colaboradores aprendam a conviver e interagir com as novas ferramentas adotadas em praticamente todos os setores de uma empresa.

Desde a melhora na comunicação interna até o reforço nos valores defendidos pelo empreendimento, a transformação digital também pode ser vista como um diferencial competitivo, fazendo com que você saia na frente dos seus concorrentes. Quer acompanhar as tendências do mercado? Confira abaixo, como as mudanças tecnológicas podem impactar a sua companhia!

Automatiza os processos

As empresas que executam as suas atividades de forma manual se deparam com operações lentas e que estão sujeitas a falhas. A partir da automatização dos processos, ou seja, uso da tecnologia para a realização das tarefas cotidianas, é possível transformar a forma como a sua equipe trabalha.

Com a adoção do modelo digital, você pode aumentar a eficácia e agilidade dos processos do negócio, otimizar a gestão das atividades, além de reduzir custos. Os seus funcionários não precisarão mais analisar grandes relatórios, podendo se concentrar nas questões estratégicas.

Um exemplo de automação de processos é o contato com os clientes. Se antes era necessário ligar para o seu público-alvo para oferecer o serviço, hoje o mesmo pode ser feito com o envio de um simples e-mail, de forma prática e rápida.

Além disso, as ferramentas digitais também facilitam o papel do gestor, permitindo que ele possa acompanhar o desempenho do seu time, tendo as informações necessárias para tomar decisões mais assertivas.

Integra as equipes

Quanto mais veloz e ampla for a comunicação entre todos em uma organização, consequentemente, mais ágeis serão os seus processos, evitando o desperdício de tempo. Nesse sentido, a transformação digital possibilita a integração das equipes de todos os setores, amplificando o conceito de colaboração e fazendo com que todos trabalhem na mesma sintonia, a fim de atingir o objetivo principal.

Na atualidade, o e-mail, intranet e aplicativos de conversa dão aos funcionários a opção de interagir simultaneamente, dispensando a necessidade de deslocamentos e convocação de reuniões. Diante disso, também se tem uma maior transparência organizacional, visto que é mais fácil entender e seguir as orientações quando se entende os motivos. Sem falar que, por meio da automatização e compartilhamento dos processos em tempo real, há mais embasamento para discutir e atuar em uma situação-problema.

Fortalece a cultura empresarial

A implantação das ferramentas digitais implica em uma abordagem centrada nas pessoas, uma vez que serão elas as responsáveis por operá-las e modernizar a execução dos seus serviços. Esse cenário cria a necessidade de fortalecer a cultura empresarial, investindo no aprendizado e adaptação da equipe.

As novidades tecnológicas surgem constantemente, sendo necessário manter-se atualizado. Portanto, ao dar treinamentos e capacitar os seus colaboradores, a empresa acompanha as últimas tendências e transmite os seus valores, normas e padrões atuais.

Aumenta a satisfação dos clientes

Um dos maiores benefícios proporcionados pela transformação digital é a capacidade de disponibilizar o seu negócio para os clientes 24 horas por dia, independentemente de onde estiverem. Ao oferecer um site que se adapta a todos os dispositivos, as pessoas podem acessar os seus produtos ou serviços a qualquer momento, o que aumenta as suas chances de fechar novos negócios.

A praticidade de acessar o serviço, entrar em contato com o empreendimento, tirar dúvidas e obter respostas rápidas tanto por e-mail quanto por redes sociais e chats no próprio site gera a satisfação do cliente com a marca, criando uma relação de confiança e fidelidade.

Adaptar-se à transformação digital é imprescindível para a sobrevivência dos negócios na era da modernidade. Contudo, deve-se ter em mente que estamos falando de uma jornada contínua e que requer atualização constante.

Gostou desse post? Compartilhe-o nas redes sociais e mostre aos seus amigos o poder da tecnologia no universo empresarial!

Grupo Meta
Somos especialistas em tornar a gestão das empresas mais ágil e segura.