Descubra 4 ferramentas que vão otimizar sua gestão de pessoas

Serviços Financeiros/Investimentos

Descubra 4 ferramentas que vão otimizar sua gestão de pessoas

10/10/2018 - 09:36

Com a concorrência no mercado crescendo em todos os setores, as empresas buscam saídas para otimizar a produtividade ao mesmo tempo que estimulam a motivação dos seus colaboradores. As ferramentas de gestão de pessoas são opções que podem tornar reais esses objetivos.

A gestão de pessoas engloba tarefas de recrutamento, gerenciamento e fornecimento contínuo de suporte e orientação para os funcionários de uma organização, a fim de extrair as melhores habilidades e competências desse capital humano.

Por isso, neste artigo, apresentaremos 4 exemplos de ferramentas de gestão de pessoas que podem aumentar a produtividade da sua empresa. Continue lendo e confira!

 

1.  Gestão de atividades


Além de melhorar a segurança das informações, um software de gestão de atividades oferece ferramentas práticas de análise e controle. Com ele, as tarefas podem ser controladas por meio de listas, que vão mudando de posição de acordo com a prioridade de cada uma.

Este tipo de ferramenta permite identificar facilmente falhas na organização e desenvolver assim, ações corretivas com rapidez e foco no problema. Entre as principais vantagens de se utilizar um software de gestão de atividades, está a possibilidade de comparar informações de:

• projeção de custos x custos realizados;
• cronograma projetado x cronograma realizado;
• recursos disponíveis x recursos utilizados;
• medição do tempo de realização de cada tarefa.

 

2. Dados na nuvem

A era digital, sem dúvidas, trouxe muitas vantagens e facilidades. Porém, ao mesmo tempo, trouxe novas ameaças para as empresas. Com as informações sobre funcionários, planejamentos e outras estratégias, todas guardadas nos computadores das empresas, o risco da perda de dados importantes se tornou real.

Felizmente, tecnologias como a nuvem também foram criadas, e são bastante indicadas para facilitar e otimizar a tarefa de armazenamento de dados. Para implantar estratégias que melhorem o desempenho dos colaboradores, é preciso extrair e guardar informações valiosas. A nuvem permite que isso seja feito com segurança e, na maioria das vezes, sem preocupações com o tamanho do espaço.

Além disso, os dados na nuvem podem ser acessados por qualquer aparelho conectado à internet, em diferentes lugares. Assim, um líder de equipe consegue acessar informações dos seus liderados a qualquer hora, sem grandes dificuldades.

 

3. Sistema ERP

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais, em português). Ele é um importante aplicativo corporativo que integra todas as funções de departamentos individuais em um único aplicativo de software.

Esse sistema facilita o rastreamento do fluxo de trabalho em vários setores, além de reduzir os custos operacionais envolvidos no rastreamento manual e na duplicação de dados usando sistemas únicos e diferentes. Ou seja, com a ajuda do ERP, o gestor consegue monitorar a produtividade de todos utilizando apenas um software. Entre as principais vantagens, ele:

  • facilita o monitoramento;
  • aumenta o fluxo de trabalho;
  • reduz os custos (sem a necessidade de outras ferramentas).

 

4. Plataformas de treinamento online

Um dos principais objetivos da gestão de pessoas é melhorar a capacidade dos profissionais da empresa. Essa otimização pode ser conseguida por meio de estratégias de treinamento. Cada vez que os funcionários passam por treinamentos, a tendência é que a produtividade da empresa cresça gradativamente.

Porém, nem sempre é possível realizar toda uma logística para aplicar essas estratégias: contratação de palestrantes, interrupção da rotina de trabalho, preparar salas etc.

Uma das saídas mais inteligentes nesse sentido é a utilização de plataformas de treinamento online. Essas são ferramentas digitais que possibilitam sessões de capacitações sem a necessidade de interrupções ou deslocamento de pessoal.

Com o treinamento online, a empresa realiza um trabalho mais direcionado e efetivo para cada profissional ou equipe e, ao mesmo tempo, permite que todos acompanhem as aulas em locais mais cômodos e/ou em horários mais propícios.

Enfim, existem várias ferramentas de gestão de pessoas que podem ser adotadas por qualquer empresa, independentemente do ramo ou tamanho. Porém, é importante que os gestores estejam cientes e prontos para aplicar mudanças e medidas necessárias, a fim de potencializar os resultados dessas tecnologias. Então, analise todas as dicas e tenha o melhor capital humano no seu negócio.

Gostou do artigo sobre ferramentas de gestão de pessoas? Então, continue se aprofundando no assunto e confira o nosso post sobre a otimização de processos de recrutamento e seleção!

Diretora de RH do Grupo Meta