fbpx

Transforme o seu negócio! Otimize processos financeiros com a tecnologia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Com o surgimento de cada vez mais tecnologias, hoje, o empreendedor pode contar com diversas ferramentas que contribuem para diminuição de custos, tempo e processos do seu negócio.

 

Você já parou para pensar na velocidade com que as tecnologias estão transformando as rotinas na sua empresa? Há alguns anos, as notas fiscais eram feitas em blocos, livros fiscais eram impressos e muitas das declarações eram elaboradas e entregues em disquetes para a Receita Federal.

Quase que toda empresa já se viu repleta de papéis acumulados em caixas e armários, o que gerava vários problemas na organização entre empresa e contabilidade.

 

Hoje, os avanços das tecnologias estão impulsionando as transformações no mercado, e agora já é possível que muitas tarefas sejam realizadas em muito menos tempo, com dedicação de um menor número de empregados e custos mais abaixo do que era gasto no passado. Isso porque, as novas ferramentas e processos modificaram o papel dos funcionários dentro das sociedades. Mas, então eu te pergunto:

 

O que você espera do futuro?

Inicialmente, vamos observar as mudanças que ocorreram no setor bancário do nosso país nos últimos anos. Era normal você ir a uma agência bancária e se deparar com filas e um enorme número de pessoas reclamando pela demora. Com as transformações que a tecnologia proporcionou, hoje a maioria das pessoas já consegue pagar contas pelo seu próprio celular. As chamadas empresas fintechs são outro exemplo, que trouxeram com elas, soluções mais acessíveis e revolucionárias para o mundo financeiro.

 

E o que esperar do mercado bancário?

Se você continuar a observar, vai enxergar as novas tecnologias como as moedas digitais (Bitcoins), os protocolos de pagamento Blockchain, que poderão revolucionar os meios de pagamento que nós conhecemos até então, entre vários outros exemplos

É bom também ficar de olho na tecnologia open banking, que já está sendo estudada e estruturada pelo Banco Central e poderá trazer uma revolução ainda maior para o mercado financeiro.

Apesar de ainda não conseguirmos prever o futuro, vamos arriscar e te indicar mais alguns fatos que poderão revolucionar as atividades realizadas na sua empresa. Veja:

 

  • Importação de notas fiscais de compras emitidas com o CNPJ da sociedade: o empresário pode confirmar a compra, armazenar o documento na nuvem e ainda, gerar as parcelas para pagamento no financeiro, isso tudo sem precisar imprimir nenhum documento e apenas com dois ou três cliques;

 

  • Integração com estabelecimentos bancários: todas as entradas e saídas de conta corrente, bem como aplicação e investimentos são registradas de forma automática no financeiro do cliente. Isso permite que o empresário tenha somente o trabalho de conciliar a saída ou entrada com a despesa ou receita lançada no seu sistema;

 

  • Armazenamento de todos os documentos dentro do próprio sistema na nuvem: facilita a vida do empreendedor por não necessitar mais imprimir e arquivar seus documentos, muito menos ter de enviar ao seu contador. Com essa tecnologia, tudo pode ser enviado pela internet;

 

  • Integração com meios de pagamentos: diminui drasticamente o tempo do dono do negócio na conciliação dos valores recebidos e valores pagos de despesas com cartão de crédito e débito;

 

  • Possibilidade de controlar prazos de contratos que gerem faturamento diretamente no sistema: permite que o próprio sistema envie para o cliente o boleto a ser pago, e ainda realize a cobrança automática, enviando e-mails pré-programados quando o boleto não foi compensado;

 

  • Facilidade de obter a visão geral do fluxo de caixa em uma só tela: permite enxergar o previsto e o realizado, bem como os valores a pagar e a receber em cada semana.

 

O que esperar do papel do contador e do empresário para o futuro?

As transformações já podem ser observadas aos poucos com o surgimento do contador consultivo e também dos BPOs financeiros.

Vale destacar aqui, principalmente, o BPO financeiro, onde o cliente contrata o serviço de uma empresa para organizar todo seu fechamento econômico com direito a relatórios de fluxos de caixa, demonstração do previsto, realizado e a realizar pela sociedade, contas a pagar e a receber do dia, relatórios gerenciais e DREs financeiros.

Ficou curioso para conhecer mais esse serviço? A Meta Serviços Financeiros está preparada para lhe atender e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Assine a nossa Newsletter