fbpx

De olho no futuro: 5 tendências da contabilidade para acompanhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Você já conhece as novas tendências da contabilidade? O mercado e os serviços estão sempre mudando e se atualizando, e as coisas não são diferentes para esse ramo.

Com o desenvolvimento de tecnologias e o surgimento de novos conceitos, métodos e abordagens, as empresas contábeis vêm passando por diferentes transformações e, para acompanhá-las, é necessário se integrar de tudo o que está acontecendo.

Pensando nisso, separamos a seguir 5 tendências da contabilidade para lhe apresentar. Continue lendo para saber mais!

1. Uso de ferramentas tecnológicas

O uso da tecnologia vem crescendo na sociedade de forma geral, e na contabilidade não é diferente. Existem cada vez mais ferramentas tecnológicas para serem utilizadas nessa área, alterando a maneira como muitos processos acontecem.

Se, por exemplo, há algum tempo, o preenchimento de formulários e a entrega do imposto de renda eram realizados apenas presencialmente, hoje já se tem a opção de fazer essas coisas pelo meio virtual. A tendência é que esse tipo de transformação aumente significativamente sua frequência, influenciando esses e outros aspectos do ramo.

2. Utilização de sistemas integrados de gestão empresarial

Na busca pela otimização da contabilidade e de suas performances, empresas têm utilizado sistemas de softwares, entre outros métodos, para promover o fluxo de informações entre os departamentos.

É nesse sentido que funcionam os sistemas integrados de gestão empresarial: eles cruzam dados e permitem gerar relatórios sobre qualquer setor da organização, sendo cada vez mais utilizados como ferramenta por profissionais da contabilidade.

3. Investimento em cloud computing

O cloud computing, também conhecido como o armazenamento em uma nuvem digital, é outra tendência que vem ganhando uma força cada vez maior. Devido à praticidade desse recurso, os profissionais da contabilidade vêm apostando nele para facilitar suas atividades e ampliar suas possibilidades.

Com essa tecnologia, não é mais necessário ter diversos programas ou aplicativos instalados em um dispositivo físico: eles podem ser acessados por diferentes meios, desde que haja conexão com a internet.

4. Automatização de processos manuais

Com o aumento da utilização da tecnologia, alguns dos processos da contabilidade também têm sido automatizados. Atividades como o registro manual de dados, por exemplo, já começaram a ser realizadas por meio de softwares, o que contribui para a economia de tempo dos profissionais.

5. Desenvolvimento da gestão de talentos

Saindo um pouco das mudanças referentes à tecnologia, a gestão de talentos também é uma tendência a ser ressaltada. As empresas vêm investindo cada vez mais no desenvolvimento dessa área, e o mesmo acontece no ramo da contabilidade.

Para cuidar da gestão de talentos, é preciso planejar e criar uma boa estratégia. Nesse sentido, cada empresa de contabilidade deve averiguar a melhor forma de fazer isso, de acordo com suas circunstâncias, mas vale lembrar que é sempre necessário prezar pela qualidade.

O que você achou dessas tendências da contabilidade? Esperamos ter lhe ajudado a se integrar sobre o assunto, afinal, ele pode impactar diferentes segmentos, incluindo o seu negócio. Saiba mais sobre a importância que esse ramo pode ter em nosso post sobre a contabilidade gerencial.

Assine a nossa Newsletter