fbpx

10 passos para agilizar os processos internos da área de RH

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

A realidade para a área de RH em 2021 continua sendo bastante diferente dos anos anteriores. Ainda que se tenham muitas incertezas, os processos do RH cumprem um papel fundamental na saúde das empresas em meio a crise.

 

Um dos maiores custos de uma organização, por exemplo, se concentra nos gastos com funcionários. Nesse ponto, só o RH tem as especialidades necessárias para encontrar soluções que não afetem os resultados da empresa, tanto quanto não causem prejuízos a ela.

O custo de um funcionário pode ser até três vezes o valor do seu salário, segundo a pesquisa da FGV. Esse valor pode variar conforme vários elementos, tais como:

  • Sindicato;
  • Ramo de atividade;
  • Especialidade da mão de obra;
  • Região geográfica, entre outros.

 

Saber o real custo de um funcionário, confiar nos dados e principalmente ter um orçamento é fundamental.

 

Agilizar o processo do RH

Para se adaptar à nova realidade e acompanhar todos os custos envolvidos na admissão e manutenção de um funcionário dentro de uma organização, é necessário que a área de RH adeque seus processos.

Das adaptações, uma das mais importantes é a agilidade, essa que possibilita tempo e condições para cumprir o papel estratégico tão necessário nesse período desafiador.

 

Mas o que realmente quer dizer agilizar?

No conceito, a palavra “agilizar” significa a maneira de apressar ou adiantar um processo e sua execução, de maneira que o resultado seja obtido de forma mais rápida, com a mesma segurança e confiabilidade.

Na prática, para agilizar processos é preciso incorporar novas técnicas ao dia a dia do negócio, de forma a potencializar os resultados da equipe de trabalho. Para isso não faltam opções.

Atualmente existe uma infinidade de metodologias, ferramentas e principalmente recursos tecnológicos que viabilizam melhorias nos processos do departamento de RH.

 

Conheça 10 passos e métodos para agilizar a área de RH:

 

  1. Tenha uma plataforma interativa que integra pessoas e que promove a autogestão. Informações são essenciais para potencializar tomadas de decisão e, com a rapidez e a fácil visualização, os gestores podem obter melhores resultados;

 

  1. Simplifique o planejamento de pessoal da empresa. Organize e controle de forma precisa e frequente o quadro de vagas;

 

  1. Facilite as atividades operacionais do departamento pessoal com agilidade, segurança e compliance nas relações trabalhistas;

 

  1. Descubra quem são os seus talentos e não os perca de vista, utilize uma ferramenta de busca para encontrá-los sempre que precisar. Tendo as métricas de recrutamento sempre atualizadas no Analytics, a assertividade na escolha do candidato aumenta e o tempo de contratação é reduzido.

 

  1. Aumente a produtividade da sua empresa medindo o clima organizacional em um pequeno espaço de tempo e identificando os gaps de melhoria;

 

  1. Forneça mais qualidade de vida para seus colaboradores. Realize a gestão baseando-se em indicadores, proporcionando condições de segurança e saúde para a equipe;

 

  1. Valorize as pessoas com uma gestão de remuneração eficiente e transparente;

 

  1. Diminua gastos com horas extras. O ponto eletrônico é obrigatório para todas as empresas com mais de dez funcionários, investir nessa tecnologia torna possível o controle prático e seguro dos horários de entrada e saída de cada colaborador;

 

  1. A comunicação interna da sua empresa é o caminho mais seguro para o progresso do setor de RH. Mais de 60% dos problemas e conflitos de uma empresa acontecem por falta de comunicação, segundo Peter Drucker. Os canais de comunicação valorizam, incentivam e integram as diversas equipes que compõem a organização. Quanto mais completa e abastecida ela for, mais forte será o vínculo criado entre a empresa e os colaboradores;

 

  1. Lembre-se da expressão “tempo é dinheiro”! Um sistema de gestão integrado agiliza o fluxo de trabalho de todos os profissionais, aumentando a integração e diminuindo erros através da automatização das rotinas.

 

Todas essas táticas podem e devem ser aplicados pela área de recursos humanos, pensando no bem geral dos colaboradores e consequentemente da empresa.

A Meta Sistema possui solução completa para a gestão de pessoas, possibilitando o auxílio em todos os métodos citados acima e utilizando da tecnologia para atrair, engajar, desenvolver e reter seu capital humano, potencializando os resultados e reduzindo os processos operacionais.

 

Quer mais dicas como essas? Acompanhe a Meta Sistemas no Linkedin.

Assine a nossa Newsletter