Softwares

Como garantir a segurança em softwares de gestão empresarial?

por grupometa • 03/07/2018 • 10:18

 

Se o seu escritório utiliza um software de gestão empresarial, está no caminho certo. Ao ter maior produtividade e qualidade na geração de entregas por meio dessa ferramenta, o acesso às informações estratégicas se torna mais eficaz. Além disso, a integração de diversos setores em uma única plataforma otimiza o serviço.

No entanto, tal solução apenas atinge seu potencial máximo se tem sua segurança garantida pelos processos certos. A cada dia, surgem novas vulnerabilidades, e grandes empresas ganham espaço nos noticiários como vítimas de vazamentos sérios.

Pensar em segurança para softwares de gestão empresarial envolve conhecer muito bem a sua estrutura de TI para detectar situações que necessitam de atenção. Ao mesmo tempo, é um trabalho que deve ser atualizado constantemente com a inclusão de novas técnicas.

Neste post, respondemos a algumas das principais questões a respeito do assunto. Confira!

 

Quais os benefícios da segurança em softwares de gestão empresarial?

 

1. Disponibilidade dos dados a qualquer momento

A nova realidade de todos os mercados faz com que as equipes precisem acessar os seus dados a qualquer momento e lugar. Isso oferece vantagens competitivas e flexibiliza o trabalho. Trata-se de algo possível, desde que se conte com uma estrutura eficaz em software de gestão empresarial. Portanto, certifique-se de implantar essa solução.

2. Diminuição do risco de perda de dados

Em mercados altamente competitivos como os atuais, qualquer empresa que cometa uma falha grave pode ter sua marca manchada para sempre. Isso é capaz de acontecer se os seus dados corporativos forem vazados ou perdidos, algo que transmite uma imagem péssima para clientes e o público em geral. Desta forma, mantenha em dia a segurança da sua estrutura de gestão empresarial.

3. Economia de recursos

Lidar com invasões ou simplesmente aplicar correções é algo que gera custos para as empresas. Em vez de correr esse risco, é bem mais produtivo garantir o bom funcionamento das suas ferramentas de gestão empresarial e implantar uma estrutura robusta de segurança. Assim, você não desperdiçará recursos lidando com problemas como esses.

 

Como garantir a segurança?

 

1. Implementando um PCN

Saber como atuar em casos de falhas é algo essencial para manter a segurança da sua solução de gestão empresarial. É o caminho para garantir que as melhores ações sejam colocadas em prática e a crise seja solucionada o mais rápido possível. Para isso, implemente um plano de continuidade dos negócios (PCN), que é uma definição das ações a serem realizadas nesses casos.

2. Mantendo atualizações em dia

A facilidade de transmitir e acessar dados pela Internet fez com que diversos softwares de gestão empresarial pudessem ser atualizados em um ritmo bastante produtivo. Isso possibilita mantê-los livre de falhas de segurança que possam comprometer a integridade das informações. Portanto, não negligencie essas atualizações e crie uma rotina para implantá-las.

3. Acompanhando as tendências da área

O noticiário de tecnologia pode trazer as últimas possibilidades inovadoras da área de softwares de gestão empresarial. Para que a sua estrutura se mantenha com qualidade e capaz de gerar bons resultados à empresa, você precisa estar por dentro dessas novidades para que seja possível consolidar mudanças produtivas e se proteger contra ameaças.

Quais os próximos passos?

Agora que você já conhece os benefícios da manutenção de segurança do seu software de gestão empresarial e as principais formas de fazer isso, os seus próximos passos devem envolver a estruturação do plano de ação. Aproveite tudo o que você aprendeu até aqui para que a estratégia corresponda às suas necessidades.

Leve em consideração as características particulares da solução implementada na sua empresa e inicie o processo, começando a reparar vulnerabilidades e realizando processos corretivos. Lembre-se de documentar suas ações de segurança, para que possam ser consultadas e replicadas futuramente.

Quer ficar por dentro de mais conteúdo relevante que pode ajudar você a conduzir as atividades do dia a dia na área de gestão empresarial? Então curta os nossos perfis nas redes sociais: estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter!

CTA_E-book_CLOUD-COMPUTING

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: