ERP: conheça as vantagens de ter um na sua empresa | Grupo Meta

Softwares

ERP: conheça as vantagens de ter um na sua empresa

por grupometa • 31/07/2019 • 16:57

Um sonho de todo gestor é conseguir otimizar ao máximo os processos da sua empresa, de forma a aumentar a produtividade e conseguir mais resultados positivos e precisos em menor prazo.

E uma das formas de obter isso é por meio da automatização dos processos. Para auxiliar nisso, pode-se optar pela implementação de um sistema ERP.

Continue lendo e descubra o que é isso e as principais vantagens e desvantagens de seu uso no cotidiano empresarial.

O que é ERP?

ERP (Enterprise Resource Planning, ou, em português, Planejamento dos Recursos da Empresa) é um sistema de gestão empresarial integrada. Por meio de um software, é possível ter acesso a informações, dados e soluções dos mais diversos departamentos da empresa em um mesmo dashboard, tais como: vendas, marketing, finanças, contabilidade, RH, suprimentos, produção, entre outros.

Nele pode-se automatizar ações como pagamentos, inserção de dados financeiros, entrada e saída de produtos, controle de inventário, compras de insumos, informações de impostos, questões referentes à folha de pagamento, monitoramento de banco de horas, entre outros.

Ele também pode ser integrado com outros softwares específicos de determinada área, auxiliando na junção e organização de informações.

Quais as vantagens de ter um em sua empresa?

Mas por que optar por esse sistema especificamente? O que ele traz de benefício para o seu negócio? Confira as principais vantagens:

Redução de custos

Por meio de um sistema ERP há uma redução de custos no que concerne ao capital humano. Algumas funções operacionais, que antes eram realizadas por funcionários, podem ser feitas por meio da automação, dispensando a ação manual dessas pessoas.

Assim reduz custos com folha de pagamento ou, então, pode-se remanejar colaboradores para funções analíticas, melhorando a eficiência da organização, consequentemente, diminuindo custos em relação à produtividade obtida.

Maior eficiência administrativa

Um sistema automatizado permite potencializar a eficiência dos setores individualmente e da empresa com um todo. Isso é possível pela agilidade de processos obtida. Enquanto uma tarefa poderia demandar uma hora feita de forma manual, ela agora pode ser realizada por meio de um único clique. Além disso, há a redução da necessidade de revisão de tarefas devido a falhas humanas.

Modernização dos processos

A inserção de um sistema ERP auxilia na modernização dos processos. Sua empresa sai a frente, utilizando uma tecnologia que cada vez mais mostra ser um diferencial no mercado. Principalmente se o setor do seu negócio é bastante competitivo, ele gera vantagens perante os concorrentes.

Perspectiva integrada da empresa

Por meio dos dados obtidos no sistema ERP, pode-se avaliar a situação da empresa como um todo. Quando isso é feito de forma manual, há uma dificuldade natural de enxergar essa perspectiva integrada, principalmente devido a informações entregues aos gestores de forma separada por setor.

O próprio software oferece um dashboard integrado, garantindo que os administradores possam enxergar como um setor impacta diretamente nos demais, auxiliando a identificação de gargalos, resolvendo-os e potencializando resultados.

E quais as desvantagens do ERP?

É importante ficar atento a algumas desvantagens dos sistemas ERP que podem gerar problemas, caso os gestores não fiquem atentos. Estão entre os principais deles:

  • inserção de dados não confiáveis caso o input tenha que ser oferecido pelo usuário/colaborador;
  • investimento em hardware, caso não se use um ERP baseado na nuvem;
  • a implantação exige dedicação das equipes para adequação ao novo sistema, bem como demanda treinamento específico.

Porém, todos esses problemas podem ser contornados, a fim de conseguir desfrutar dos benefícios da automação para seu negócio.

Achou interessante as vantagens da implantação de um sistema ERP? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e leve essa informação a sua rede de amigos e colegas de trabalho!

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: