fbpx

7 motivos para automatizar processos na sua empresa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

7 motivos para automatizar processos na sua empresaAutomatizar processos é fundamental para empresas que buscam respostas rápidas e que facilitem a tomada de decisões. Torna-se ainda mais eficiente quando a rotina de trabalho é muito repetitiva e o tempo do colaborador é consumido com atividades que pouco agregam valor.

A automação pode ocorrer de diversas formas como a realização de atividades automáticas por meio de sistemas, mas pode ir muito além e contar com a participação de várias áreas e níveis da empresa, além de fornecedores e clientes.

Continue a leitura e confira 7 motivos para automatizar os processos de sua empresa agora.

1 – Redução de custos

Quando um processo é automatizado, tarefas que demandam minutos, ou até mesmo horas, podem ser realizadas em instantes. Isso significa menos horas extras ou até mesmo um quadro mais enxuto.

Também é possível alocar o tempo dos colaboradores em atividades e projetos que agreguem maior valor, buscando mais produtividade e melhoria de processos.

Quanto mais você conseguir automatizar, maior será o potencial de redução.

2 – Maior velocidade de resposta

Imagine que você precisa semanalmente gerar indicadores para apresentar os resultados nas reuniões gerenciais ou que precisa de informações diárias sobre os resultados financeiros da empresa.

Dependendo dos dados que você tem disponíveis e da complexidade deles, você pode levar algumas horas para isso.

Com a automatização, basta informar os indicadores que precisa e o período e os dados são gerados instantaneamente.

3 – Comunicação rápida e eficaz

Quantas vezes um e-mail deixou de ser enviado ou uma ação importante deixou de ser realizada porque alguém acabou esquecendo? Se possuir um sistema de gestão integrado não correrá esse risco.

Você pode configurar prazos e ações automáticas para diversas situações, incluindo lembretes e agendamentos, assim não vai deixar nada passar.

4 – Monitoramento de resultados

Monitorar resultados se torna muito mais fácil e disponível em qualquer lugar com as facilidades da computação em nuvem. Quando os dados são lançados no sistema já ficam disponíveis automaticamente para visualização.

Dessa forma, informações de clientes e processos podem ser facilmente filtradas informações, contribuindo com a identificação de erros e a criação de planos de ação para correção.

5 – Reduz as chances de erro

Quanto mais interação humana houver em um processo, maior será a chance de erro.

Em um processo autônomo a intervenção é mínima, os dados são capturados de forma automática e os cálculos responderão de acordo com o que foi programado, o que diminui bastante qualquer possibilidade de erro.

6 – Facilidade de integração

Quando um novo funcionário é contratado, quanto mais sistemas e planilhas ele precisar conhecer e dominar, maior será o tempo para adaptação.

Os processos automatizados geralmente contam com um layout e linguagem comum para diversas atividades, dessa forma o processo de adaptação é muito mais rápido.

7 – Integração com outros sistemas

A integração com outros sistemas talvez seja a melhor característica da automatização de processos.

É possível trocar dados com sistemas de áreas diferentes e até mesmo com fornecedores e clientes realizando integração com ERP, CRM ou VMI.

Neste artigo você descobriu a importância de automatizar processos e 7 motivos para fazer isso o quanto antes, como a redução de custos, facilidade de monitoramento e integração entre sistemas.

Gostou do conteúdo? Se inscreva em nossa news para receber mais materiais como esse!

CTA ebook Data driven

Assine a nossa Newsletter